Você está aqui: Home Uncategorised Rainha de todos os santos, Santa Maria, Mãe de Deus

Rainha de todos os santos, Santa Maria, Mãe de Deus

1solenidadede 150A Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus, abre o calendário de santos da Igreja, no primeiro dia de cada ano. Considerado um dogma da Igreja, a definição Maria, Mãe de Deus começou a ser utilizada nos primeiros três séculos, por padres como Inácio (107), Orígenes (254), Atanásio (330) e João Crisóstomo (400) que definiam Maria em latim Mater Dei  e em grego Theotókos (geradora de Deus). No Terceiro Concílio Ecumênico realizado em Éfeso, em 431, foi proclamada a unidade da pessoa de Jesus e assim, Maria, Mãe de Deus, passou a ser um dogma da Igreja.

Celebrada durante as oitavas de Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo, a solenidade celebra o mistério da maternidade divina de Maria Santíssima. Maria foi a mulher que forneceu a natureza humana ao Verbo e é considerada a rainha de todos os santos. O bispo Servílio Conti, em seu livro “O Santo do Dia”, lembra que “a natureza divina e humana, embora permanecendo sempre as mesmas e inconfundíveis, começam a existir numa só e mesma pessoa preexistente do Verbo, a segunda pessoa da Santíssima Trindade, Jesus Cristo nosso Senhor”. Por isso, Maria é considerada a Mãe de Deus.

Para Pe. Nelson Tachini, da Congregação dos Padres do Sagrado coração de Jesus (SCJ)  e capelão especial do Santuário Santa Paulina, tudo que surge provém de algo e se o verbo se encarnou, foi por meio da virgem Maria. Segundo Tachini, não seria justo celebrar o nascimento de Jesus e esquecer-se de quem o gerou, por isso, uma semana após o Natal de Jesus, celebra-se a Virgem Maria.

1solenidademaria700