Você está aqui: Home Uncategorised Irmãzinhas da Imaculada Conceição desenvolvem trabalho missionário na África

Irmãzinhas da Imaculada Conceição desenvolvem trabalho missionário na África

1missao150Por: Ir. Terezinha Santa Negri, Irmãzinha da Imaculada Conceição e historiadora

A Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição tem um carinho especial e se empenha na missão evangelizadora no Brasil e em outros países como: Argentina, Bolívia, Camarões, Chade, Chile, El Salvador, Guatemala, Itália, Moçambique e Nicarágua.

O projeto Missionários com Santa Paulina, do Santuário Santa Paulina, tem a finalidade de garantir a continuidade da obra iniciada pela primeira Santa do Brasil. Por meio da contribuição financeira dos Missionários, as Irmãzinhas mantém o Santuário e ajudam nos projetos sociais da congregação. (Saiba mais sobre o projeto e participe: https://goo.gl/QjrIUk)

Poderíamos falar de muitas ações bonitas, mas destacamos a Comunidade São José de Matutuine, em Moçambique – África, onde as Irmãs atuam desde 2006.

Essa missão tem como finalidade ser presença missionária, terna e amorosa junto às crianças e adolescentes, a maioria órfãs, contribuindo na promoção humana, buscando ser a extensão do amor e ternura de Deus. E ainda, ser comunidade de formação inicial para a Congregação.

As Irmãs procuram atender indiretamente muitas pessoas carentes e que têm necessidades de ajuda em vários âmbitos. Os beneficiários diretos são aproximadamente 60 crianças e adolescentes. Estes são acolhidos pelo Orfanato e dependem economicamente da solidariedade e do apoio de colaboradores/as e voluntários sensíveis à realidade.

O trabalho no orfanato consiste em coordenar e acompanhar crianças e adolescentes entre 6 a 16 anos, nas atividades diárias, procurando priorizar a formação humana e espiritual, atentas às histórias de abandono e muito sofrimento de cada criança e adolescente. Acompanham ainda: o estudo, o trabalho, a catequese, a saúde, recreação e a liberdade para tomar outras iniciativas, envolvendo-os no cultivo de alimentos, no cuidado ao meio ambiente e integração na comunidade paroquial.

As Irmãs ainda colaboram na comunidade de apoio, acolhida e ajuda à comunidade eclesial em algumas pastorais: catequese, liturgia, formação bíblica e outros ministérios.

A Congregação iniciada por Santa Paulina do Coração Agonizante de Jesus é uma Instituição que se propõe a “tornar Jesus Cristo conhecido, amado e adorado por todas as pessoas e em todo o mundo”, como foi o desejo de sua Fundadora.

Ela compreendeu o mandado de Jesus que formou um grupo de discípulos e discípulas para anunciarem o Evangelho e antes de retornar à casa do Pai, os enviou dizendo: “Ide por todo o mundo! Anunciai a Boa Nova a toda criatura. Eis que eu estou convoco, todos os dias até o fim dos tempos”.

As Irmãzinhas, ‘filhas’ de Santa Paulina, convictas desse mandato de Jesus e animadas pelas palavras de sua Fundadora, missionam em várias ações evangelizadoras: na educação de crianças, jovens e adultos; em lares de pessoas idosas; na pastoral junto às paróquias e comunidades urbanas e rurais; na saúde, exercendo a missão com pessoas doentes, em centros de terapias naturais e alternativas e investindo na saúde preventiva; nos diversos serviços de apoio e no Santuário Santa Paulina, um grande centro evangelizador situado em Vígolo, Nova Trento/SC.

1missao700

Irmãzinhas com voluntários e crianças africanas

1criancas700

Ir. Esperança juntamente com crianças