Você está aqui: Home Uncategorised Santuário Santa Paulina faz parte da programação dos 150 anos da Colônia Príncipe Dom Pedro

1colonia150O Santuário Santa Paulina vai receber nos dias 9 e 11 de março a visita do príncipe imperial do Brasil, Dom Bertrand de Orleans e Bragança, que vai estar no município de Nova Trento para as comemorações dos 150 anos da Colônia Imperial Príncipe Dom Pedro.

Na quinta-feira, dia 9, Dom Bertrand será recepcionado no Hotel do Santuário e no sábado, 11, fará uma visita ao Santuário Santa Paulina acompanhado de uma comitiva.

Sobre a Colônia

A fundação da Colônia Imperial Príncipe Dom Pedro ocorreu em 10 de março de 1867, com a chegada de 98 imigrantes provenientes dos Estados Unidos, entre eles, famílias de origem irlandesa e inglesa que haviam imigrado anteriormente para os EUA.

A instalação da sede da colônia ocorreu na confluência do Ribeirão Águas Claras com o Rio Itajaí Mirim e compreendia o território dos atuais municípios de Botuverá, Nova Trento até a localidade do Krecker, em São João Batista e margem direita de Brusque.

Quando Amábile Lúcia Visintainer (Santa Paulina) imigrou para o Brasil com seus familiares em 1875, Nova Trento ainda pertencia à colônia. A emancipação da cidade ocorreu apenas em 8 de agosto de 1892.

1colonia700

Programação oficial do evento:

Dia 05 de março de 2017 – Domingo

9h – Solene Culto em Ação de Graças, na Igreja Evangélica de Confissão Luterana Brusque – Centro.

Dia 09 de março de 2017 – Quinta-feira

15h35 – Recepção ao Príncipe Imperial do Brasil Dom Bertrand de Orleans e Bragança, no Aeroporto Internacional Ministro Victor Konder e sobrevoo do rio Itajaí Mirim, da foz à nascente e hospedagem no Hotel do Santuário (da Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição).

19h30 – Recepção e jantar familiar em Nova Trento na residência de Vilmar Bussolaro e Evani Franzoi Bussolaro.

Dia 10 de Março de 2017 – Sexta-feira

9h – Inauguração do Marcodo Sesquicentenário, na sede da Colônia Imperial Príncipe Dom Pedro, com a manifestação do prefeito de Brusque, Jonas Oscar Paegle, e do Príncipe Imperial do Brasil, Dom Bertrand de Orleans e Bragança, na Escola de Ensino Fundamental Padre Luiz Gonzaga Steiner (sede provisória da Colônia Imperial Príncipe Dom Pedro).

9h30 – Conferência Magna “A Construção da Colônia Imperial Príncipe Dom Pedro por centenas de imigrantes ingleses, estadunidenses, irlandeses, poloneses e mais de 11 mil de língua italiana” – historiador Paulo Vendelino Kons e escritor Aloisius Carlos Lauth, na Escola de Ensino Fundamental Padre Luiz Gonzaga Steiner.

10h30 – Deslocamento ao município de Botuverá.

11h30 – Adoração ao Santíssimo Sacramento, finalizado com o hino eucarístico Tantum Ergo Sacramentum (Tão Sublime Sacramento), composto por Santo Tomás de Aquino (1225-1274), entoado por Juliano Mazzola e Bênção Solene, na Igreja Matriz de São José, em Botuverá.

12h – Oração do Angelus, na Igreja Matriz de São José, e Repiquede Sinossimultâneo e em todas as igrejas localizadas no território das colônias imperiais Itajahy e Príncipe Dom Pedro (Brusque, Botuverá, Vidal Ramos, Guabiruba, Nova Trento e comunidade Santo Agostinho do Krecker, em São João Batista).

12h30 – Almoço com alocução do Prefeito de Botuverá, José Luiz Colombi.

14h30 – Sobrevoo do território da Colônia Imperial Príncipe Dom Pedro.

16h – Sessão Solene da Câmara Municipal de Nova Trento, presidida pelo Presidente da Mesa Diretora, vereador Carlos Roberto Orsi, com pronunciamentos do Príncipe Imperial do Brasil, Dom Bertrand de Orleans e Bragança, do prefeito de Nova Trento, Gian Francesco Voltolini, do historiador Paulo Vendelino Kons e do professor Juliano Mazzola, seguida de caminhada até o Cemitério Municipal, homenageando a todos os construtores da sesquicentenária história com a deposição de uma coroa de flores na lápide tumular de Hyppolito Eugênio Boiteux, por Dom Bertrand, o Prefeito e o Presidente da Câmara Municipal de Nova Trento.

19h – Missa em Açãode Graças, presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Florianópolis, Dom Wilson Tadeu Jönck, SCJ, na Igreja Matriz de São Virgílio, em Nova Trento.

20h30 – Jantar, com alocução do prefeito de Nova Trento, Gian Francesco Voltolini.

Dia 11 de Março de 2017 – Sábado

Manhã – Visita aos santuários de Santa Paulina e Nossa Senhora do Bom Socorro, em Nova Trento.

15h – Santa Missa, presidida por Dom Vitus Schlickmann Roetger – Bispo Emérito da Arquidiocese de Florianópolis, seguida da Assembleia Fundacional da Associação dos Descendentes e Amigos do Núcleo Pioneiro da Imigração Italiana no Brasil, com a participação do Patrono da Associação, o Príncipe Imperial do Brasil, Dom Bertrand de Orleans e Bragança, na Capela São José e salão anexo, em Colônia, São João Batista.

Ao término, deslocamento do Príncipe Imperial do Brasil ao território da capital da ex-Província de Santa Catarina, Nossa Senhora do Desterro.

Dia 12 de Março de 2017 – Domingo

19h30 – Culto em Ação de Graças do Copab – Conselho de Pastores de Brusque –, na Igreja Evangélica Calvário (avenida Hugo Schlösser, Jardim Maluche/Brusque).

Informações: Marcia Peixe – Assessoria de Imprensa – Prefeitura Municipal de Nova Trento e historiador Paulo Vendelino Kons.