Você está aqui: Home Uncategorised Santuário Santa Paulina faz parte da programação dos 150 anos da Colônia Príncipe Dom Pedro

Santuário Santa Paulina faz parte da programação dos 150 anos da Colônia Príncipe Dom Pedro

1colonia150O Santuário Santa Paulina vai receber nos dias 9 e 11 de março a visita do príncipe imperial do Brasil, Dom Bertrand de Orleans e Bragança, que vai estar no município de Nova Trento para as comemorações dos 150 anos da Colônia Imperial Príncipe Dom Pedro.

Na quinta-feira, dia 9, Dom Bertrand será recepcionado no Hotel do Santuário e no sábado, 11, fará uma visita ao Santuário Santa Paulina acompanhado de uma comitiva.

Sobre a Colônia

A fundação da Colônia Imperial Príncipe Dom Pedro ocorreu em 10 de março de 1867, com a chegada de 98 imigrantes provenientes dos Estados Unidos, entre eles, famílias de origem irlandesa e inglesa que haviam imigrado anteriormente para os EUA.

A instalação da sede da colônia ocorreu na confluência do Ribeirão Águas Claras com o Rio Itajaí Mirim e compreendia o território dos atuais municípios de Botuverá, Nova Trento até a localidade do Krecker, em São João Batista e margem direita de Brusque.

Quando Amábile Lúcia Visintainer (Santa Paulina) imigrou para o Brasil com seus familiares em 1875, Nova Trento ainda pertencia à colônia. A emancipação da cidade ocorreu apenas em 8 de agosto de 1892.

1colonia700

Programação oficial do evento:

Dia 05 de março de 2017 – Domingo

9h – Solene Culto em Ação de Graças, na Igreja Evangélica de Confissão Luterana Brusque – Centro.

Dia 09 de março de 2017 – Quinta-feira

15h35 – Recepção ao Príncipe Imperial do Brasil Dom Bertrand de Orleans e Bragança, no Aeroporto Internacional Ministro Victor Konder e sobrevoo do rio Itajaí Mirim, da foz à nascente e hospedagem no Hotel do Santuário (da Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição).

19h30 – Recepção e jantar familiar em Nova Trento na residência de Vilmar Bussolaro e Evani Franzoi Bussolaro.

Dia 10 de Março de 2017 – Sexta-feira

9h – Inauguração do Marcodo Sesquicentenário, na sede da Colônia Imperial Príncipe Dom Pedro, com a manifestação do prefeito de Brusque, Jonas Oscar Paegle, e do Príncipe Imperial do Brasil, Dom Bertrand de Orleans e Bragança, na Escola de Ensino Fundamental Padre Luiz Gonzaga Steiner (sede provisória da Colônia Imperial Príncipe Dom Pedro).

9h30 – Conferência Magna “A Construção da Colônia Imperial Príncipe Dom Pedro por centenas de imigrantes ingleses, estadunidenses, irlandeses, poloneses e mais de 11 mil de língua italiana” – historiador Paulo Vendelino Kons e escritor Aloisius Carlos Lauth, na Escola de Ensino Fundamental Padre Luiz Gonzaga Steiner.

10h30 – Deslocamento ao município de Botuverá.

11h30 – Adoração ao Santíssimo Sacramento, finalizado com o hino eucarístico Tantum Ergo Sacramentum (Tão Sublime Sacramento), composto por Santo Tomás de Aquino (1225-1274), entoado por Juliano Mazzola e Bênção Solene, na Igreja Matriz de São José, em Botuverá.

12h – Oração do Angelus, na Igreja Matriz de São José, e Repiquede Sinossimultâneo e em todas as igrejas localizadas no território das colônias imperiais Itajahy e Príncipe Dom Pedro (Brusque, Botuverá, Vidal Ramos, Guabiruba, Nova Trento e comunidade Santo Agostinho do Krecker, em São João Batista).

12h30 – Almoço com alocução do Prefeito de Botuverá, José Luiz Colombi.

14h30 – Sobrevoo do território da Colônia Imperial Príncipe Dom Pedro.

16h – Sessão Solene da Câmara Municipal de Nova Trento, presidida pelo Presidente da Mesa Diretora, vereador Carlos Roberto Orsi, com pronunciamentos do Príncipe Imperial do Brasil, Dom Bertrand de Orleans e Bragança, do prefeito de Nova Trento, Gian Francesco Voltolini, do historiador Paulo Vendelino Kons e do professor Juliano Mazzola, seguida de caminhada até o Cemitério Municipal, homenageando a todos os construtores da sesquicentenária história com a deposição de uma coroa de flores na lápide tumular de Hyppolito Eugênio Boiteux, por Dom Bertrand, o Prefeito e o Presidente da Câmara Municipal de Nova Trento.

19h – Missa em Açãode Graças, presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Florianópolis, Dom Wilson Tadeu Jönck, SCJ, na Igreja Matriz de São Virgílio, em Nova Trento.

20h30 – Jantar, com alocução do prefeito de Nova Trento, Gian Francesco Voltolini.

Dia 11 de Março de 2017 – Sábado

Manhã – Visita aos santuários de Santa Paulina e Nossa Senhora do Bom Socorro, em Nova Trento.

15h – Santa Missa, presidida por Dom Vitus Schlickmann Roetger – Bispo Emérito da Arquidiocese de Florianópolis, seguida da Assembleia Fundacional da Associação dos Descendentes e Amigos do Núcleo Pioneiro da Imigração Italiana no Brasil, com a participação do Patrono da Associação, o Príncipe Imperial do Brasil, Dom Bertrand de Orleans e Bragança, na Capela São José e salão anexo, em Colônia, São João Batista.

Ao término, deslocamento do Príncipe Imperial do Brasil ao território da capital da ex-Província de Santa Catarina, Nossa Senhora do Desterro.

Dia 12 de Março de 2017 – Domingo

19h30 – Culto em Ação de Graças do Copab – Conselho de Pastores de Brusque –, na Igreja Evangélica Calvário (avenida Hugo Schlösser, Jardim Maluche/Brusque).

 

 

Informações: Marcia Peixe – Assessoria de Imprensa – Prefeitura Municipal de Nova Trento e historiador Paulo Vendelino Kons. 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar


Ação Evangelizadora


Ação Pastoral

  • Pastoral Carcerária, da Saúde, Paroquial, da Terra, da Juventude, Diocesana e DST-AIDS
  • Áreas de atuação: indígenas, mulheres em situação de risco, catequese, liturgia e comunicação

Saúde

Unidades Sociais / Projetos Sociais

  • Tecendo a Vida - Belo Horizonte - MG
  • Educandário Sagrada Família - São Paulo - SP
  • Casa da Sagrada Família - Campos do Jordão - SP
  • Lar dos Velhinhos - Maringá - PR
  • Lar Nossa Senhora Aparecida - Santuário Nacional
  •  Lar São Vicente de Paulo - Itaberá - SP
  • Lar São Roque - Diamantino - MT
  • Casa do Peregrino - Itajaí - SC
  • Orfanato São Roque - Moçambique
  • Escola Familiar Rural - Moçambique
  • Lar de Idosos de San Javier - Argentina

Família CIIC