Você está aqui: Home Uncategorised Peregrinos de 27 cidades participaram da 7ª Peregrinação Caminhos de Santa Paulina

73b50c4f-7ec6-4e3a-8fb8-a6d9fd5ce599Mais de 300 pessoas participaram da 7ª Peregrinação ‘Caminhos de Santa Paulina’, no município de Nova Trento, no último sábado, 10 de junho. A caminhada percorreu 28 km, durante 12 horas, entre estradas pavimentadas e de barro no centro e interior do município.

A peregrinação teve início às 6h na igreja matriz da Paróquia São Virgílio, com a celebração do envio.  Após a celebração, os peregrinos seguiram pelo trajeto estabelecido. Realizaram várias paradas para alimentação e descanso em algumas capelas e pontos conhecidos da cidade: a entrada da subida para o Morro da Cruz, Capela Santa Ágata, Oratório Santo Antonin, Capela São Cristóvão, Oratório Cristo Rei, Calvário onde foi oferecido o almoço, Ponte do Salto, Oratório São Roque, Oratório São José, Monumento (casa paterna de Amábile) e a última parada no Santuário Santa Paulina. Durante o percurso foi iniciada a celebração da Missa, sendo concluída no Santuario Santa Paulina, presidida pelo Pe. Napoleão, Reitor do Santuário.

O evento teve como objetivo proporcionar a oração e provocar a reflexão e o comprometimento dos participantes com a natureza. Durante a caminhada, muitas foram as manifestações de fé, por meio da oração, músicas religiosas, momentos de silencio e testemunhos. Os peregrinos e peregrinas, tiveram a oportunidade de conhecer igrejas, capelas e oratórios da cidade onde Santa Paulina viveu e iniciou sua missão.

Estiveram caminhando, 265 peregrinos/as de toda a região e de outros estados e 60 voluntários. Kamila Franciele Militão Martins, 29, da cidade de Itajaí participou pela 1ª vez e conta: “Foi a coisa mais emocionante que já fiz na vida, caminhar junto com minha mãe e tia. Muita gratidão a Deus e  a Santa Paulina, com fé que no próximo ano, irei novamente agradecer meu pedido”. Uma das voluntárias foi Ereni Clecir, 41, de Nova Trento e que também faz parte do quadro de colaboradores do Santuário. Ereni, conta que a caminhada proporciona aos participantes um momento de reflexão e autoconhecimento “Quero participar das próximas, é um momento dedicado à oração, reflexão. A caminhada possibilita um verdadeiro encontro com Deus e com a natureza. Vale cada quilômetro percorrido.”

A caminhada acontece desde 2010, em parceria com a Prefeitura de Nova Trento, o Santuario Santa Paulina e este ano, o Santuário Nossa Senhora do Bom Socorro. A diretora do Santuário Santa Paulina, Ir. Anna Tomelin, que acompanhou toda a peregrinação, relata que foi ‘uma experiência profunda com Deus, um encontro pessoal e com muitas pessoas com o mesmo objetivo e uma contemplação da natureza exuberante, iluminada por um sol e um céu maravilhosos. Só tenho a dizer: Senhor, enlevada, fico a pensar nas obras de tuas mãos.’

73b50c4f-7ec6-4e3a-8fb8-a6d9fd5ce599

5322a12a-779d-4755-b53f-4e5ccae80a8e