Você está aqui: Home Uncategorised Cenário Vivo da Vida de Santa Paulina completa 22 anos

Cenário Vivo da Vida de Santa Paulina completa 22 anos

CenárioUm dos pontos de visitação que mais encantam os peregrinos e devotos é o Cenário Vivo. O espaço de visitação completa no dia 24 de dezembro, deste ano, 22 anos de funcionamento no Complexo do Santuário.

Inaugurado em 1995, com a benção do Padre Vicente Konzen de Nova Trento, o Cenário, fica ao lado do portal que dá acesso à Colina Madre Paulina. Ao visitar, o peregrino poderá conhecer a história da primeira Santa do Brasil, representada por uma composição de 20 cenas artesanais animadas, em sequência cronológica. A história narrada com mais de 150 bonecos e mais de 200 elementos, lembram momentos desde a infância de Amábile até a sua Canonização (Santa Paulina). Entre os acontecimentos, estão momentos da vida de Santa Paulina vividos em Vígolo Vattaro (Trento- Itália), a partida da França no navio San Martin, em direção ao Brasil, até momentos importantes em Vígolo e Nova Trento. Bem como fatos vivenciados pela Santa em São Paulo, Ipiranga e em Bragança Paulista. A apresentação conclui com a Beatificação pelo Papa João Paulo II, em Florianópolis e o quadro da Canonização em Roma.

O Cenário foi idealizado pela Irmã Maria Monfort, auxiliada pela Irmã Ligia Maria e outras Irmãs da comunidade. O autor da obra é o Sr. Francisco Minatti (in memoria), que era um apaixonado pelo trabalho artesanal.

O colaborador do Santuário, Anibel J. Rinaldi, conta que realiza a manutenção semanalmente de todos os equipamentos que movem o cenário e que aprendeu muito com o criador da obra “existe toda uma estrutura artesanal que faz cada movimento dos elementos, todos tem que estar em sincronia para que sua exibição possa encantar as pessoas. Como o cenário é todo artesanal, foi o próprio Sr. Francisco que me ensinou algumas dicas para a manutenção, pois existem peças complexas que o criador fazia questão de manter funcionando, pois a identidade artesanal era o que ele fazia questão de preservar”.

Centenas de pessoas passam pelo Cenário, principalmente no final de semana. Suelen Oliveira, recepcionista do espaço, conta que os visitantes se encantam “muitos que passam por aqui sempre nos contam que não faziam ideia do quanto o Cenário é lindo, muitos se emocionam por vivenciarem a trajetória e momentos fortes que Santa Paulina enfrentou em sua vida. E o que nos deixa ainda mais feliz é que sempre as pessoas retornam e nos dizem que cada vez que elas visitam o espaço é diferente e que serve com avivamento da fé”.

Os depoimentos dos devotos que passam pelo local impressionam.  O Casal de visitantes, Moacir, 66 e Natália ,62, da cidade de Curitiba/PR afirmam "É admirável sempre rever o Cenário, que se torna uma história para nossa vida a cada dia. Nós nos identificamos muito com a história de Santa Paulina".

 O Cenário Vivo é uma forma criativa e original de contar a história desta mulher que deu a sua vida para amar a Deus e servir aos irmãos e irmãs. Conheça! 

Cenário

 

Cenário 2

IMG 9169

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar


Ação Evangelizadora


Ação Pastoral

  • Pastoral Carcerária, da Saúde, Paroquial, da Terra, da Juventude, Diocesana e DST-AIDS
  • Áreas de atuação: indígenas, mulheres em situação de risco, catequese, liturgia e comunicação

Saúde

Unidades Sociais / Projetos Sociais

  • Tecendo a Vida - Belo Horizonte - MG
  • Educandário Sagrada Família - São Paulo - SP
  • Casa da Sagrada Família - Campos do Jordão - SP
  • Lar dos Velhinhos - Maringá - PR
  • Lar Nossa Senhora Aparecida - Santuário Nacional
  •  Lar São Vicente de Paulo - Itaberá - SP
  • Lar São Roque - Diamantino - MT
  • Casa do Peregrino - Itajaí - SC
  • Orfanato São Roque - Moçambique
  • Escola Familiar Rural - Moçambique
  • Lar de Idosos de San Javier - Argentina

Família CIIC