Você está aqui: Home Uncategorised Santuário Santa Paulina: Uma homenagem e 12 anos de dedicação

Santuário Santa Paulina: Uma homenagem e 12 anos de dedicação

9Já considerado a segunda estância religiosa do país, o Santuário Santa Paulina, chega a receber anualmente quase um milhão de peregrinos e devotos da primeira Santa do Brasil. Os manifestos de fé e devoção podem ser sentidos por todo o complexo.

Um sonho que começou pequeno, quando a Capela Nossa Senhora de Lourdes já não comportava mais a quantidade de fiéis que buscavam a intercessão de Santa Paulina em Vígolo. Na época, era necessário oferecer o mínimo de infraestrutura para os peregrinos e devotos. O fluxo de pessoas crescia após a beatificação em 1991, “Não foram poucas, as noites geladas que precisamos levantar para oferecer um chá quente aos peregrinos que teimavam em ficar em barracas improvisadas, em busca de uma graça ou para agradecê-la”, argumenta Irmã Gertrudes Cadorin, que trabalhou mais de 20 anos no Santuário e hoje vive na Casa de Oração Santa Paulina, em Nova Trento.

Em 2003 iniciaram as obras do Santuário. Foram 924 dias de construção para a grandiosa homenagem à primeira Santa do Brasil. Construído, com auxílio de devotos, benfeitores, missionários e colaboradores, o templo teve sua dedicação no dia 22 de janeiro de 2006. Sua arquitetura impressiona a aqueles que caminham e viajam ao encontro do templo. A geometria do projeto, remete ao formato de duas mãos em prece ou ainda de uma tenda, lembrando a itinerância dos peregrinos.

No dia a dia são notáveis as manifestações de fé, expressas na diversidade cultural de centenas de peregrinações que chegam ao Santuário. A natureza local proporciona ambientes para reflexão e meditação, e a Terra onde Santa Paulina viveu já passou a ser tradicionalmente chamada pelos visitantes como “um lugar de paz”. Os peregrinos ficam admirados com a estrutura inserida em um vale preservado e repleto de riquezas naturais.

Maria Pereira, 59, da cidade de Porto União/SC, visitou o complexo em novembro e conta que é a primeira vez que esteve no Santuário e ficou encantada com o complexo. “O carisma das pessoas e a devoção é espetacular. Não sei explicar! Quando recebi o convite pra visitar disse sim, mas enfrentei alguns problemas de saúde e fiquei com medo de não conseguir vir. Pedi a proteção de Santa Paulina e santos que sou devota e aqui estou. A jornalista da Pascom da paróquia, de Porto União, Camila Godoi, 32, conta que já esteve no Santuário há 4 anos e percebeu que muita coisa mudou. “Está lindo, o ambiente de paz é indescritível, a organização do templo, a limpeza do espaço e o novo Centro Comercial estão incríveis”, afirmou a jornalista. E assim como Camila e Maria, outros visitantes de diversos estados e países ficam maravilhados e compartilham elogios e mensagens de paz sobre as experiências nos diversos pontos de visitação, em especial o templo, do Complexo do Santuário.

Para a diretora do Santuário, Ir. Anna Tomelin, completar 12 anos da dedicação do Santuário, “nos leva a agradecer a Deus pela vida de Santa Paulina, sua audácia, determinação e entrega a Deus, a serviço das pessoas necessitadas. Em poucos anos, o alcance desta obra repercutiu e tornou-a conhecida nacional e internacionalmente. A presença de milhões de peregrinos/as, marcou os 12 anos. E no dia a dia, nos motiva a continuidade da missão de acolher bem as pessoas e oferecer um ambiente espiritual e agradável a todos que visitam este espaço sagrado”.

Terraplanagem do terreno para construção do Santuário

colocar antes do 7

Colocação dos sinos

Colocação do telhado