Acesse o Portal CIIC

Congregação das Irmãzinhas prepara Capítulo Geral

A cada seis anos, um importante evento marca a história da Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição. Trata-se do Capítulo Geral, cujo objetivos é avaliar o Planejamento Estratégico, elaborar novas propostas e eleger a nova coordenação geral, responsável por dinamizar o próximo sexênio.

O XXII Capítulo, que estava programado para 2020, mas, devido a pandemia acontecerá entre os dias 19 de março e 10 de abril de 2021, na Casa Geral, localizada no Bairro Ipiranga, em São Paulo.

Casa Geral da Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição, no bairro Ipiranga, em São Paulo/SP

Todo processo deu-se início em julho de 2019, com a preparação do ano capitular, tendo como tema “Irmãzinhas, saiamos! A vida clama!”, em sintonia com o grande chamado do Papa Francisco convocando toda a igreja para ser presença evangelizadora, principalmente junto aos que estão em situação de exclusão, abandono e injustiça.

Em busca de novas saídas para libertação, fraternidade e justiça, o lema “ Eu ví a aflição do meu povo, escutei seu clamor e desci para libertá-lo” (Ex 3,7-8), apresenta o rosto de Deus que abraça a humanidade, seus clamores e sofrimentos.

Além do tema e lema, escolhidos por todas as Irmãzinhas, foi elaborada uma oração para ser rezada pelas comunidades durante todo o período.

O Capítulo Geral é precedido pelos Capítulos Provinciais e Regional que foram realizados na Regional Virgem de Guadalupe e nas Províncias Nossa Senhora Aparecida e Nossa Senhora de Lourdes, cujas participantes, chamadas de capitulares, são indicadas pelas Irmãs de cada Província ou Regional.