Por que maio é considerado mês de Maria?

Na verdade, a tradição de ter um mês dedicado à Maria, surgiu por volta do século XII. Era preciso pedir a proteção da Mãe Maria pelas necessidades da Igreja de seu Filho. Por esta razão, Nossa Senhora é conhecida como Mãe da Igreja, porque ela intercede constantemente pelas necessidades da Igreja de seu Filho, a seu povo amado. Podemos destacar neste mês:

• 13 de maio, aniversário da Aparição de Nossa Senhora de Fátima aos três pastorzinhos: Lúcia dos Santos (10 anos); e o seus primos maternos: São Francisco Marto (8 anos) e Santa Jacinta Marto (7 anos), ambos irmãos.
  • Dia 24 do mesmo mês, celebramos Nossa Senhora Auxiliadora dos Cristãos.

Assim pedimos, neste mês de maio, a proteção para cada um de nós e para nossas famílias. Santa Paulina tinha uma devoção especial a Maria, sob o título de Nossa Senhora de Lourdes que apareceu a Santa Bernadete Soubirous, numa gruta na França. Ainda sob a proteção de Nossa Senhora do Rosário, sempre que rezamos o terço, meditando os mistérios da alegria, da dor, da glória e da luz, contemplamos a vida, a morte e a Ressurreição de Cristo e a missão de sua e nossa Mãe na obra da Redenção.

No segundo domingo de maio, recordamos também o Dia das Mães. É um momento especial para agradecermos a Deus por todas as mães. Graças ao “SIM” de Maria, nasceu-nos o Salvador. Que os filhos e maridos respeitem suas mães e esposas e que, a exemplo da Sagrada Família de Nazaré, elas possam ser felizes. Não haja mais violência contra mães, esposas e filhas e todas elas sejam respeitadas em sua dignidade.

Não esqueçamos que Maria foi a escolhida por Deus entre todas as mulheres. Ela é como a lua que reflete toda a beleza do sol, que é Jesus. Maria é a Mãe do Belo Amor, por isso, ela é muito amada pelo povo cristão e, também, por muitos não cristãos. Maria possui a mais refinada arte de amar: a arte de amar como Jesus, porque Ele é Amor. Santa Paulina aprendeu com Ela a tornar Jesus conhecido, amado e adorado por todo o mundo, em todos os lugares. Santa Teresinha, iluminada pelo Filho de Maria, afirmou: “No coração da Igreja, eu serei o amor”. E ainda, a respeito de Maria, o Papa Francisco declarou: “Maria, Mãe que nos acompanha no caminho da vida, é Aquela que teve coragem de dar a vida ao sonho de Deus”.

Pe. Presentino Rovani, MS.