Acesse o Portal CIIC

Santa Paulina e a vivência da Quaresma

A vida é o dom mais precioso que recebemos de Deus. Ninguém dá a vida se não tiver um forte objetivo, se não for por uma grande causa. Jesus Cristo deu a vida por nós porque nos ama com amor infinito, cuja intensidade só Deus pode atingir.

Para esse ato de amor, Ele se preparou durante os 30 anos que viveu entre nós. Ele passou entre nós fazendo o bem. Santa Paulina, na contemplação de Jesus de Nazaré, aprendeu o caminho da doação da própria vida em favor de quem dela precisasse, especialmente dos sofredores, aflitos, angustiados, doentes…

No tempo da Quaresma, ela aprendeu a contemplar Jesus Cristo (sofredor) nas pessoas empobrecidas, nos doentes das Santas Casas e dos Asilos, nos que estavam morrendo, no povo marginalizado, nos migrantes, nas crianças órfãs e famintas, nas mulheres maltratadas, nas pessoas sem emprego, sem lugar para morar…

Todas as sextas-feiras, na contemplação de Jesus na Via-Sacra, aprendeu a percorrer o caminho da entrega, da aceitação dos desígnios de Deus, mesmo sem compreendê-los totalmente. As penitências, os obséquios, os sofrimentos, tinham um significado diferente: queria demonstrar seu grande amor a Jesus, como resposta de gratidão, conforme suas palavras: “tínhamos muito que sofrer, mas isso não nos entristecia… antes, nos alegrávamos porque podíamos sofrer algo por Jesus que tanto sofreu por nós”.

“A humilde aceitação do sacrifício, a obediência total, a sua escolha do último lugar, antes de qualquer imposição, foram mensagens claríssimas: uma vítima que, com o próprio sofrimento, soube favorecer o crescimento daquela planta que havia sofrido poda antecipada. Ao longo do seu caminho, nunca faltaram desanimados para levantar, cansados para reanimar, feridos para curar… Nunca parou, nem desanimou. Foi condenada, inocente, sofreu o castigo e soube transformá-lo em ato de amor e alegria”.

Em 1938, a doença (diabete) se agrava… Ela sofre amputação do dedo, depois do braço… Sua voz ainda ressoa em nós: “o dedo não é meu, o braço não é meu, … Eu já dei tudo a Nosso Senhor. Sou toda d’Ele”.

Jesus Cristo é o Cordeiro de Deus que dá a vida pelos seus.

Ela é Paulina do Coração Agonizante de Jesus, de Quem aprendeu a dar a vida, para que Ele fosse conhecido, amado e adorado por todas as pessoas, em todo o mundo.

Irmã Trude Frankenberger

Irmãzinha da Imaculada Conceição