Acesse o Portal CIIC

Setembro – Mês da Bíblia

Estamos em setembro, mês dedicado à Bíblia. O Mês da Bíblia surgiu em 1971, em Belo Horizonte, Minas Gerais. Foi um gesto concreto para celebrar o aniversário de 50 anos da Arquidiocese. Foi tudo tão bonito, tão vivenciado e a Bíblia passou a ser mais conhecida e acolhida que, em seguida, a CNBB abraçou a ideia e setembro passou a ser o Mês da Bíblia, em toda Igreja, em nível nacional.

A cada ano há um tema para estudo e aprofundamento. Nesse ano de 2022 será estudado o “Livro de Josué”. Vai ser muito interessante conhecer esse Profeta do Antigo Testamento, e sua mensagem muito atual para os nossos dias. Vamos conhecer ou recordar algumas coisas muito importantes para nosso conhecimento e para contar aos nossos amigos sobre a Bíblia?

Há um pequeno, mas importante livro de Frei Carlos Mesters, que se chama: “Bíblia, livro feito em mutirão”, que nos ajuda a conhecer melhor a Bíblia. Eis algumas considerações muito importantes:

Bíblia – Livro da humanidade

Abrindo a Bíblia, você está abrindo um dos livros mais lidos de toda a história. Só no século vinte, mais de um bilhão e quinhentos milhões de exemplares da Bíblia já foram impressos e divulgados no mundo inteiro, traduzidos para mais de mil línguas diferentes.

Livro da caminhada do povo – Como surgiu a Bíblia? Quem a escreveu?

A Bíblia não caiu pronta do céu. Ela surgiu da terra, da vida do povo de Deus. Surgiu como fruto da inspiração divina e do esforço humano.

. Quem escreveu foram homens e mulheres como nós. Eles é que pegaram caneta e papel e escreveram o que estava no seu coração. A maior parte deles não tinha consciência de estar falando ou escrevendo sob a inspiração de Deus. Estavam só querendo prestar um serviço aos irmãos em nome de Deus.

Alguns deles chegaram a escrever, eles mesmos, as suas palavras ao povo. Outros nem sabiam escrever. Só sabiam falar e animar a fé pelo seu testemunho. As palavras destes últimos foram transmitidas oralmente, de boca em boca, durante muitos anos. Só bem mais tarde, outras pessoas decidiram fixá-las por escrito. As palavras faladas ou escritas de todos estes homens e mulheres contribuíram para formar e organizar o povo de Deus. Foi um longo processo. Muita gente colaborou. O povo todo se interessou. Ora, a Bíblia foi surgindo do esforço comunitário de toda esta gente. Surgiu aos poucos, misturada com a história do próprio povo de Deus. Resumindo, a gente pode dizer: a Bíblia nasceu da vontade do povo de ser fiel a Deus e a si mesmo, e da preocupação de transmitir aos outros e a nós esta mesma vontade de ser fiel. Eles diziam: As coisas do passado aconteceram “para servir de exemplo, e foram escritas para advertir-nos, para quem chegou a plenitude dos tempos” (1Cor 10,11). A Bíblia surgiu sem rótulo. Só mais tarde, o próprio povo descobriu aí dentro a expressão da vontade de Deus e a presença da sua palavra santa.

Missionário e Missionária com Santa Paulina, ao compartilhar essa mensagem sobre a Bíblia, em nome do Santuário Santa Paulina, deixo algumas sugestões:

– Adquirir o Livro para estudo do livro de Josué;

– Conhecer e pesquisar sobre Bíblia no site ou facebook do CEBI (Centro Ecumênico de Estudos Bíblicos)

https://www.facebook.com/cebiecumenico/

https://cebi.org.br/

Pense na maravilha de conteúdos, inclusive com muitos textos de pessoas especialistas e estudiosas do assunto, numa linguagem popular e relacionada com a realidade. Frei Carlos Mesters é um dos fundadores. Vale a pena. Santa Paulina vivenciou profundamente a Palavra de Deus! Que Ela nos inspire também na nossa busca, Amor e vivência.

Abençoado Mês da Bíblia!

Irmã Luzia Cândido dos Santos – CIIC