Toledo recebe imagem peregrina de Santa Paulina

Desde 18 de outubro de 1991, após a beatificação de Madre Paulina pelo Papa João Paulo II durante sua segunda visita ao Brasil, fiéis de todo o país têm feito sua peregrinação até o bairro de Vígolo, em Nova Trento (SC), local onde Santa Paulina do Coração Agonizante de Jesus iniciou sua obra da Imaculada.

Muitos habitantes de Toledo já tiveram a graça de visitar o Santuário de Madre Paulina. Para aqueles que ainda não tiveram essa oportunidade, os dias 27 e 28 de abril marcarão uma ocasião especial, pois a imagem da primeira Santa do Brasil estará em Toledo. A chegada está prevista para o dia 26, permanecendo até a manhã de segunda-feira, 29.

Será a estreia de Toledo em receber a imagem peregrina de Santa Paulina, uma visita que estava inicialmente agendada para o início de 2020, mas foi cancelada devido à pandemia de Covid-19.

A organização desta visita fica a cargo da família de Nilton Gregório, que já foi agraciada pela Santa. “Trazer a imagem de Santa Paulina para Toledo é uma dádiva de Deus. É a realização de um desejo antigo, que agora se tornará realidade nos dias 27 e 28. Os milagres que aconteceram com minha esposa e meu filho são testemunho disso. Encontramos paz e orientação no santuário”, expressou Gregório.

A esposa de Gregório, Lúcia de Fátima, foi diagnosticada com câncer em 2017, enquanto, no mesmo ano, seu filho Carlos sofreu um acidente que resultou em queimaduras graves. Hoje, ambos estão saudáveis. “Somos todos devotos de Santa Paulina e estamos ansiosos para trazer sua imagem para Toledo”, acrescentou Gregório, que também é pai de Bruno.

A programação inclui uma série de celebrações. No sábado, 27 de abril, pela manhã, haverá uma cerimônia na Fazenda da Esperança, seguida por um almoço com os residentes da fazenda. À noite, na Paróquia São Pedro e São Paulo (Grande Pioneira), haverá uma missa celebrada pelo pároco, Padre Luiz Carlos Franzener. No domingo, 28 de abril, a celebração será na Paróquia São Cristóvão (Vila Industrial), conduzida pelo pároco Padre Marcos Denck da Silva. E para encerrar, no domingo à noite, haverá uma missa no Seminário Santa Mônica (Jardim Santa Maria), celebrada pelos freis Valdecir Soares, Juarez Bastiani e Gelson Briedis.

Amábile Lúcia Visintainer, conhecida como Madre Paulina do Coração Agonizante de Jesus, nasceu em Vígolo Vattaro, Trentino Alto Ádige, na Itália, em 16 de dezembro de 1865. Emigrou para o Brasil com sua família em 1875, estabelecendo-se em Vígolo, Nova Trento, Santa Catarina, onde dedicou sua vida à obra da Imaculada.