Você está aqui: Home O Santuário Sobre o Santuário

Sobre o Santuário

Santuário Santa PaulinaO Santuário Santa Paulina é um parque ecológico, onde o visitante pode passear, orar, contemplar a natureza através do verde da paisagem, bem como pela beleza das flores, cachoeiras, animais, pássaros e belas trilhas.

Em cada espaço você sentirá a presença de Santa Paulina, através de cada marco histórico dedicado a ela e aos seus antepassados.

O Complexo oferece ao devoto uma estrutura de qualidade com restaurante próprio, hospedagem e loja de lembranças que possibilitam a todos aqueles que visitam o Santuário desfrutar de ricos momentos e ainda levar uma lembrança.

Características naturais que fazem a diferença

Além da beleza arquitetônica do templo, o parque ecológico é um capricho da natureza. São Bosques sempre verdes, desde o alto da montanha, até a planície do vale estreito e perfeito. Aqui as nascentes cristalinas e puras correm as matas, brincamcom as pedras e cantam sem parar. A glória de Deus é entoada também, pelo canto e encanto dos pássaros, sempre presentes e fascinantes. Fauna e flora completam a beleza sem igual, que extasiam os sentidos e inebriam a alma dos visitantes. A frase mais comum ouvida a partir da experiência dos visitantes é: “Aqui se respira paz e beleza”. Daí, o status de santuário ecológico, porque fé, riqueza natural e beleza estão em harmonia e abundância, para serem contempladas.

Detalhes do projeto

A geometria do projeto remete ao formato de duas mãos em prece ou ainda de uma tenda, lembrando a itinerância dos peregrinos. Este estilo permite a ventilação natural da nave central, por meio de uma lanternim, uma faixa contínua, localizada no eixo central da cobertura, direcionada ao céu. Mediante sua forma ascendente, busca a criação de um espaço repleto de luz, como forma de inspiração à meditação e às preces, à busca da espiritualidade e ao encontro com do divino. 

 


 

EstruturaEstrutura

O Santuário possui a estrutura principal, centrada em dois pilares frontais da torre dos sinos. Duas vigas de concreto protendido, que não apresentam suporte, cruzam toda a nave central e o pilar localizado atrás do presbitério, que permite o acesso à cobertura para manutenções diversas. Estas vigas são sustentadas por cabos de aço que trabalham conforme movimentos ocasionados pela variação de temperatura. Apoiam toda a estrutura da cobertura.

 


 

Cobertura A cobertura é feita em telha metálica dupla de alumínio e pintada com isolamento térmico e acústico em lã mineral, o que evita variações bruscas de temperatura no local e minimiza o ruído externo, principalmente em casos de chuva.

 

 

 


 

Laterais vidrosLaterais

A fachada envidraçada tem grande importância estética e de proteção solar. Possibilita a leveza e a segurança da construção, tornando-a um ambiente integrado à paisagem e ao mesmo tempo protegido. Os vidros luminosos lembram a humanidade iluminada pela presença constante de Cristo, ao longo da nossa vida.

Os vidros que ladeiam o fundo do Santuário, atrás e sobre o altar são jateados e lisos brilhantes, com traçado que imitam rios, significando a água viva que sai da fonte que é o próprio Deus. Os demais vidros azuis são duplos e permitem barrar incidência direta de raios solares para dentro da nave central.

 


 

Nave central A Nave Central

Tem capacidade para três mil pessoas sentadas e espaço para mais três mil, em pé. Tem forma cônica com declive, projetada parafacilitar a visão e a audição de todos, com relação ao altar. É nesta área que se encontram os bancos, cuja madeira é tauraivermelho.Opiso é de granito em suas mais variadas formas, corese acabamento.

 


 

As PiasAs Pias

Duas águas santeiras (pias de águabenta) situada nas alterais da entrada principal, fazem a memória dos ritos purificatórios dos peregrinos chegando ao templo e nos falam do compromisso batismal.

 

 


 

Altar O Altar

Centro da liturgia e da Igrejacorresponde visualmente ao texto, as espessas muralhas formam o corpo do altar ladeado a um quadrado com o Cordeiro gravado. Nele se insere a relíquia de Santa Paulina.

 

 


 

CordeiroO Cordeiro

À frente do altar está a figura do Cordeiroque lembra o Cristo que deu a vida pela humanidade. Em seu coração se encontra o livro da vida, uma relíquia de Santa Paulina.No centro, aos pés do altar há uma urna onde todos os anos são colocados os pedidos de todos os peregrinos e devotos de Santa Paulina.

 


 

Cruz A Cruz do Presbitério

Em todo o espaço litúrgico impõe-se a presença da Cruz memorial da paixão e morte do Senhor Jesus. No Santuário ela está apresentada por duas cruzes sobrepostas. Medidas e peso (04 mt/alt e pesa 03 ton).

 

 


 

Mesa da Palavra Mesa da Palavra

O Altar da Palavra vê-se gravado o ‘alfa’ e o ‘ômega’ (Apoc 21,6), uma palavra que se torna fonte de vida eterna. Ele se posiciona a um nível acima do altar, conforme o relato do profeta Neemias 8,1-12, o lugar alto de onde se proclama a Palavra do Senhor, no grande dia da salvação (Lv. 16).

 


 

12 CruzesAs 12 cruzes

Nas laterais da nave central, encontram-se12 cruzes que representam os apóstolos, fundamentos da Igreja. Elas indicam, com suas velas, que naquele espaço, o Cordeiro Pascal irradia sua luz nas quatro direções do universo.  São as 12 portas de Jerusalém voltadas para o Oriente, representando os quatro evangelistas. As cruzes estão organizadas em blocos de três,representando a Santíssima Trindade.

 


 

Via sacraA Via Sacra

Os painéis da Via-Sacra, fixados na parede de saída, recordam o caminho de Jesus, na total obediência ao projetosalvífico do Pai e da total doação de si, pela remissão da humanidade.

 

 

 


CAPELAS do Santuário


Capela SantíssimoCapela do Santíssimo

A capela do Santíssimo situa-se na lateral direita do Santuário. Sua capacidade é para 150 pessoas sentadas. Segue as normas do Concílio Vaticano II, que recomenda um lugar específico, à parte, para o Santíssimo, assim como as capelas devocionais para os santos e um espaço dedicado às celebrações penitenciais, porque são eventos próprios. Faz parte das rubricas da liturgia eucarística, ápice da oração da Igreja. 

 

Capela Santa PaulinaCapela Santa Paulina

A Capela Santa Paulina está situada à esquerda de quem entra no Santuário, tem capacidade para 100 pessoas sentadas. Nela encontra-se a imagem da Santa, ladeada por dois anjos e arelíquia do osso de seu braço, trasladada no dia da festa da dedicação, do antigo santuário para o atual.

À direita, um painel tomando toda a parede, em vidro jateado,como nome de todas as Irmãs da Congregação fundada pela santa.

 

Capela penitencialCapela Penitencial

Esta capela é o lugar da preparação penitencial, onde as pessoas aguardam para a sua confissão e reconciliação. Ao lado da capela está um conjunto de seis confessionários climatizados, para atendimento.

 

 


 

EscadariaEscadarias e rampa

As escadarias compõem 113 degraus e a rampa 170 metros. Esta última dá acesso ao casebre, lugar de origem da obra de Santa Paulina. 

 

 

 


Curiosidades

O Santuário levou 924 dias para ser construído. Tem uma área total coberta de 6.925,56m² com 80m de largura90 de comprimentos.

As vigas de concreto pesam 850t e as de aço 650t. O alumínio usado na fabricação das telhas duplas foi de 60t. Os bancos compreendem 2 mil metros de extensão. No isolamento acústico foram usados 95 mil blocos de tijolos.

O Santuário capta, trata e distribui água aos seus peregrinos com supervisão técnica sistemática, bem como executa o tratamento de esgoto com mão de obra qualificada.

Sua área de estacionamento é de 14mil m².


Ação Evangelizadora


Ação Pastoral

  • Pastoral Carcerária, da Saúde, Paroquial, da Terra, da Juventude, Diocesana e DST-AIDS
  • Áreas de atuação: indígenas, mulheres em situação de risco, catequese, liturgia e comunicação

Saúde

Unidades Sociais / Projetos Sociais

  • Tecendo a Vida - Belo Horizonte - MG
  • Educandário Sagrada Família - São Paulo - SP
  • Casa da Sagrada Família - Campos do Jordão - SP
  • Lar dos Velhinhos - Maringá - PR
  • Lar Nossa Senhora Aparecida - Santuário Nacional
  •  Lar São Vicente de Paulo - Itaberá - SP
  • Lar São Roque - Diamantino - MT
  • Casa do Peregrino - Itajaí - SC
  • Orfanato São Roque - Moçambique
  • Escola Familiar Rural - Moçambique
  • Lar de Idosos de San Javier - Argentina

Família CIIC