Na semana que antecedeu a festa a cidade se preparou para receber os visitantes e peregrinos. Os moradores decoraram as casas e prédios com as cores azul e branco, sinalizando as boas vindas a Terra Santa. A Associação Neotrentina do Turismo (Neotur) decorou as principais ruas da cidade com mais de dez mil fitas confeccionadas pela instituição. Um trabalho laborioso e encantador dos associados da Neoutur.
A comunidade de Vígolo realizou uma novena em preparação a Festa. No total foram formados nove grupos coordenados pelas Irmãzinhas e também pelos colaboradores do Santuário, em diferentes regiões da comunidade. Os grupos foram distribuídos desde a região da Cascata até as residências próximas ao Santuário. A cada noite um morador e devoto de Santa Paulina acolheu em sua casa um grupo. A novena encerrou na sexta, dia sete, às 19h30, com uma peregrinação noturna com Saída do Monumento da Casa Paterna até o Santuário. A peregrinação relembrou os principais fatos da vida de Santa Paulina e contou com a presença de mais de 100 famílias.
No sábado, às 15h, uma missa contou com a participação das comunidades da Paróquia São Virgílio. Cada comunidade apresentou sua bandeira de seu padroeiro na celebração.
O domingo de Festa iniciou às 05h com a alvorada festiva. Entre as cinco missas programadas a celebração das 09h45 foi o ponto alto do dia. Mais de cinco mil pessoas acompanharam a missa no templo, celebrada pelo arcebispo da Arquidiocese de Florianópolis, Dom Wilson T. Jönck – scj. A programação da festa contou ainda com bingo e atrações artríticas e culturais durante a tarde no Centro Comercial.
Segundo a polícia militar de Nova Trento e o setor de Sustentabilidade do Santuário, estima-se que a quantidade público na festa ultrapassou mais de 20 mil pessoas.
Segundo Marcos Jaboski, coordenador de sustentabilidade, o público presente em 2017 ultrapassou a quantidade do ano anterior. A diretora do Santuário, Anna Tomelin, conta que o planejamento e o trabalho em equipe foram fundamentais para a realização do evento, “a festa foi preparada com muita dedicação e carinho, para que todas as pessoas que aqui estiveram presentes pudessem estar próximas de Deus e de Santa Paulina”.
O Santuário Santa Paulina agradece o apoio da cidade de Nova Trento com a festa, em especial todos os moradores que decoraram as suas casas, e também aos peregrinos por tornar o Dia de Santa Paulina memorável.