Padre Marcello Rochi comunicou aos vigolanos o grande desejo que sentia de intitular a capela de São Jorge como “NOVA LOURDES”. Todos concordaram e planejaram começar a gruta, desmoronando também as paredes laterais para construir o antigo Santuário, hoje, capela Nossa Senhora de Lourdes. O bom Padre Marcello dirigiu o trabalho da gruta com solidez, arte e gozo (cf. Madre Doróteia, I.c. pp. 21-22).
Em abril de 1888, chegou da França a imagem de Lourdes, que ficou na igreja de Nova Trento até 11 de fevereiro de 1889. Assim encontramos registrado no Diário della Rezidenza dos Padres Jesuítas: “Si cominció nella nostra Chiesa (Nova Trento) il mese de maggio. Predica il p. Rocchi dal pulpito grande. Fu messa all’altare maggiore la nuova statua della Madonna di Lourdes che prima della funzione fu benedetta solennemente da P. Misir” (cf. Diário della Residenza: 30. 041888 APSJBM).
Em 11 de fevereiro de 1889, depois de um tríduo de preparação, inauguraram a Gruta e colocaram nela a imagem da Virgem Imaculada de Lourdes (cf. M. Doroteia, I.c.p. 22).