Naquele dia, o Santuário Santa Paulina realizou seis missas: às 6h, às 8h, às 10h, às 12h, às 14h e às 16h, sendo a primeira transmitida ao vivo pela TV Aparecida, e a das 10h, transmitida pela Rede Século 21. Devotos de diversos Estados do Brasil vieram ao Santuário, motivados pelas intenções que o Santuário propôs ao longo dos últimos 15 dias, em que ocorreu a trezena em preparação para a festa, sempre em clima de oração.
Ao final da missa das 10 horas, uma atração especial para centenas de devotos que se aglomeraram em frente ao Santuário: a Banda de Música da Polícia Militar de Santa Catarina seguiu em procissão, com os jovens da Comarca de Tijucas, rumo à Praça da Glorificação, onde está a Casa das Graças e a réplica da Cruz da Jornada Mundial. Dom Wilson e os demais padres do Santuário e da Congregação do Sagrado Coração de Jesus acolheram a todos. “A cruz representa a fé e a vitalidade dos jovens. Hoje damos início à Semana Missionária. Que possamos ir ao encontro daqueles que mais necessitam. Convido todos para celebrar, especialmente os jovens que se preparam para a JMJ, no Rio de Janeiro”, destacou o Arcebispo Metropolitano de Florianópolis.
A convite de Dom Wilson, os jovens que estavam diante da réplica da cruz da JMJ, entoaram a canção que se tornou um hino da juventude: “No peito eu levo uma cruz, e no meu coração o que disse Jesus”. O momento foi coroado com uma queima de fogos e gritos de “viva” pela Semana Missionária que se inicia.