Três ciclistas percorreram mais 80Km de Navegantes até Nova Trento na terça-feira, 22 de janeiro. Marcelo Rocha, Tatiane Fiori e Valdir Fiori saíram de Navegantes, às 6h, e vieram até Camboriú, onde realizaram o trajeto Caminhos de Santa Paulina. O intuito foi realizar o percurso vivenciado por Santa Paulina por meio do cicloturismo.
Os ciclistas são naturais de Toledo/PR, mas estão passando as férias em Navegantes/SC e realizaram o trajeto Caminhos de Santa Paulina, passando pelas cidades de Camboriú, Tijucas, Canelinha, São João Batista e Nova Trento.
Foram aproximadamente 6 horas até chegar ao Santuário Santa Paulina. Marcelo Rocha ressalta como foi realizar o trajeto. “Durante o Caminhos de Santa Paulina pensei inúmeras vezes o sofrimento de Santa Paulina ao percorrer esse trajeto. Hoje a estrada está bem cuidada e ainda passamos por dificuldades, imagina como era na época”, afirma o ciclista. Ao chegar a terra de Santa Paulina visitaram o Santuário e alguns pontos do complexo antes de retornar a Navegantes.
Caminhos de Santa Paulina
O Caminhos de Santa Paulina foi criado a partir de dados históricos sobre a vinda de religiosos e uma banda musical de Nova Trento para uma festa em Camboriú. Entre eles estava Santa Paulina, ainda jovem.
O trajeto recentemente foi reconhecido pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), como rota turística. Desde então vários devotos e peregrinos buscam conhecer e realizar o percurso que já o comparam com o Caminho de Santiago de Compostela no Chile.