A celebração no Santuário foi animada pelo Quarteto Fonte Viva, da comunidade luterana de Brusque, cidade vizinha a Nova Trento. A Diretora Geral do Santuário, Irmã Maria Adelina fez a leitura de um trecho da Bíblia Sagrada. Posteriormente, a pastora Christiane fez sua pregação, enfatizando a Palavra de Deus, que é a luz da esperança. “Amanhã (19) é Domingo de Pentecostes. Que o Espírito Santo sempre esteja no meio de nós. É Ele que nos reúne em comunidade. É o testemunho que sustenta a Igreja, e nos revela filhos e filhas de Deus. Que na Semana de Unidade dos Cristãos possamos juntos caminhar e testemunhar a fé, superando receios e preconceitos, descobrindo o irmão e a irmã”, declarou Christiane.
Padre André Borges da Silva, Reitor do Santuário, agradeceu a presença da comunidade luterana, e de todos os peregrinos presentes na Celebração, abençoando a todos.
O que é o Movimento Ecumênico?
O Movimento Ecumênico ganhou força no século XX, diante das duas grandes guerras mundiais. O objetivo era reunir as pessoas para oração, a fim de aproximar as comunidades cristãs, em busca da paz. “O próprio Jesus, no evangelho de João, pediu que todos sejam um, para que o mundo creia”, explica padre André, scj.
O Movimento Ecumênico, entre outras instituições, conta com a participação de comunidades Cristãs que compõem o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (CONIC). O CONIC articula ações entre representantes da Igreja Católica Apostólica Romana, Igreja Episcopal Anglicana do Brasil, Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, Igreja Sirian Ortodoxa de Antioquia, Igreja Presbiteriana Unida.
Quarteto Fonte Viva animou a celebração ecumênica
Pastora Christiane Plautz, Reitor do Santuário, Padre André e a Diretora Geral do Santuário, Irmã Maria Adelina
Padre André Borges da Silva
Pastora Christiane Plautz
Celebração ecumênica no Santuário Santa Paulina