Dom Irineu Andreassa, Bispo de Lages e referencial para as Vocações, Ministérios Ordenados e Vida Consagrada de Santa Catarina, foi quem presidiu a celebração. Em sua homilia, Andreassa destacou a importância dos consagrados na Igreja de hoje, “o que a Igreja espera de nós é o testemunho. Precisamos ser alegria, amor e ternura. Nós somos as mãos e os pés de Deus” disse.
Após a celebração, os religiosos permaneceram reunidos no templo do Santuário para um momento de reflexão do panorama atual da vida consagrada. Dentre alguns dos discursos realizados, se destacou o do coordenador da CRB de Florianópolis, Irmão Plácio Bohn, fsc, que ressaltou a missão dos consagrados, “que essa peregrinação nos lembre de que somos chamados a trilhar nos passos de Cristo. Vamos servir onde a vida precisa mais” e reforçou uma das falas do Bispo dizendo: “Onde há Vida Consagrada, há alegria”.
Quinze minutos antes da celebração das 9h45, Bohn participou também do programa ‘Voz do Santuário’, transmitido pela mesma emissora e apresentado por Irmã Neusa Santos, que o entrevistou acerca do encontro dos religiosos no Santuário e sobre as ações realizadas pela CRB Regional, no Ano da Vida Consagrada.
O encontro contou ainda com a participação de um dos assessores da CRB nacional, o irlandês Pe. Tromaz Hughes da Congregação dos Sacerdotes do Verbo Divino, que realizou no encontro o lançamento do livro em que foi um dos escritores colaboradores e organizador, a obra ‘A Vida Consagrada em processo de transformação’. Em seu discurso, Hughes chamou atenção dos religiosos em relação ao pessimismo e pediu mais sensibilidade para perceber as coisas novas que Deus faz surgir a todo instante.
Ao longo do dia no Santuário foram realizadas celebrações também às 8h, 14h e 16h e uma às 6h, transmitida ao vivo, pela TV Aparecida. Estima-se que pelo menos 15 mil pessoas tenham passado pelo complexo durante dia.
Programa Voz do Santuário recebe o coordenador da CRB Florianópolis
Celebração das 9h45 foi a de maior público do domingo