O processo de Beatificação
É a declaração pública e oficial da Igreja de que a pessoa tem todas as condições requeridas para chegar à Canonização, ou ser considerada Santa. Esta passa a fazer parte da relação dos Santos nos Cânones da Igreja.
Significa que a pessoa viveu de acordo com a proposta do Evangelho, praticando as virtudes de maneira exemplar. A Beatificação tem um processo próprio. Para a Canonização abre-se outro processo.
O Milagre
Tanto a Beatificação como a Canonização exige a comprovação da santidade da pessoa através de, pelo menos, um milagre reconhecido e comprovado pela Comissão Médica da Congregação para as Causas dos Santos, pelos Consultores Teólogos, pela Congregação Ordinária dos Padres Cardeais e Bispos, e ter o Decreto Papal sobre o referido milagre. Uma cura é considerada milagre quando é instantânea ou muito rápida, perfeita (sem sequelas), duradoura (permanente) e preternatural (ultrapassa, supera as leis da natureza).
Este milagre da Beatificação da beata Madre Paulina do Coração Agonizante de Jesus aconteceu no Hospital do município de Imbituba, por sua intercessão. A senhora Eluíza Rosa de Souza encontrava-se hospitalizada em estado de choque hipovolêmico hemorrágico, devido a uma discrasia sanguínea que ocorrera após a morte fetal intrauterina. O quadro clínico complicou-se com a doença no sangue conhecida em Medicina com o nome de anfibrinogenemia ou fibrinólise.
As Irmãzinhas que administravam o Hospital tiveram a ideia de pedir a cura, colocando sobre a senhora Eluíza a relíquia de Madre Paulina. Dona Eluíza foi desenganada pelos médicos no dia 23 de setembro de 1966. Mas, após o pedido das Irmãzinhas, a hemorragia cessou. Ela saiu do coma, sentou-se na cama e passou a falar. Horas depois começou a andar pelo quarto e corredor do Hospital. Permaneceu alguns dias no Hospital para se recuperar da fraqueza e voltou para casa. A cura foi instantânea, perfeita e até hoje Dona Eluísa tem boa saúde.
Fonte: Revista da Canonização
Imagem de Madre Paulina foi colocada na Igreja Nossa Senhora de Lourdes, do bairro Vígolo, no dia seguinte à Beatificação