Acesse o Portal CIIC

Criatividade tomou conta da Festa de Corpus Christi, no Santuário

A Solenidade de Corpus Christi, celebrada na última quinta, foi de emoções e criatividade. Ao adentrarem o Santuário, um grande tapete vivo recepcionou os visitantes. Durante as celebrações eucarísticas, houve uma procissão do Santíssimo Sacramento. Ao final da missa das 10h, um lindo tapete virtual foi exibido, ao vivo, para quem acompanhou a celebração pelas redes sociais.

Este ano, para homenagear Jesus Sacramentado, o Santuário foi criativo. O Tapete de Corpus Christi foi adaptado para tempos de pandemia. Segundo a criadora do “tapete vivo”, Gilvane Lopes, a ideia surgiu ano passado, de uma conversa com o padre Napoleão. “A proposta original era trabalhar com sementes, mas foi se desenvolvido e também decidimos trabalhar com mudas. Em cada muda tem uma mensagem para as pessoas cuidarem das plantinhas e da palavra de Deus”, comentou a confeccionista do tapete.

A natureza do Santuário tem esta marca do Jardim de Deus. Partindo do propósito do Deus Vivo e do cuidado com o meio ambiente, Gilvane, junto com um grupo de amigos, cultivou e guardou uma variedade de sementes e mudas, medicinais, frutíferas, flores e folhagens. “A iniciativa do tapete vivo na celebração de Corpus Christi, creio que combina com a atitude de nossa Padroeira Santa Paulina, mulher do cuidado”, comenta padre José Napoleão, reitor do Santuário. No final das celebrações cada visitante levou uma muda e sementes para suas casas. “Penso ainda que pequeno, mas o gesto de muitos dos peregrinos levarem para plantar uma mudinha, fará uma diferença”, acrescentou o reitor.

Outra proposta inovadora foi o “tapete virtual”, com ajuda dos devotos que acompanham as missas de suas casas, a celebração das 10h encerrou com imagens de vários Tapetes Jesus Sacramentado. “A Solenidade de Corpus Christi, foi uma experiência de Deus, tão profunda, que as palavras não conseguem expressar o sentimento. A presença dos peregrinos/as, devotos/as e amigos/as de Santa Paulina se fizeram presentes nas nossas celebrações e nos seus semblantes irradiava alegria e felicidade por essa vivência de fé. Experiência única. Graças, Senhor, pela oportunidade de celebrar o Cristo Ressuscitado, no meio do seu povo! E os tapetes virtuais contribuíram para embelezar e demonstrar a participação dos devotos que não puderam se fazerem presentes. Obrigada a todos que nos ajudaram a celebrar! ”, agradeceu irmã Ana Antunes, irmãzinha que acolheu os peregrinos em uma das missas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Acompanhe a Solenidade de Corpus Christi em nosso canal do Youtube!