Do Casebre para o Mundo: A Saída do Casebre

O mês de fevereiro recorda dois fatos que marcaram a vida missionária de Santa Paulina: a saída do trio fundacional do Casebre para o Centro de Nova Trento e a eleição de Santa Paulina como Madre Superiora Geral.

Na noite do dia 11 para 12 de fevereiro de 1894, após uma fervorosa novena realizada na Capela Nossa de Lourdes, em honra a padroeira da comunidade do Vígolo, em Nova Trento, as amigas Amábile, Virgínia e Teresa partiram rumo ao Centro da cidade onde tomaram posse de uma nova casa, chamada Hospitalzinho São Virgílio. As três fundadoras da Congregação mudaram-se para o Centro com o intuito de participar das celebrações da paróquia e ajudar os mais necessitados e doentes. As Irmãs recebiam ajuda dos benfeitores da época, mas a obra só era assegurada com o próprio trabalho na roça, com a confecção de flores artificias e com o trabalho de costura.

A nova residência foi utilizada para receber órfãs, mulheres idosas, deficientes e também abriram uma pequena escola para ensino do catecismo. Entre os fatos mais marcantes que aconteceram no local estão a visita do Bispo Dom José de Camargo Barros, no dia 25 de agosto de 1895, que oficializou a obra de Amábile como Congregação e a eleição de Santa Paulina como Madre Superiora Geral por toda a vida “ad vitam” no dia 1º de fevereiro de 1903.

Padre Carlos Roberto de Oliveira, que trabalhou por dois anos no Santuário, conta que o impulso de Santa Paulina para a continuação de sua Obra lembra várias passagens bíblicas, como o evangelho de Lucas que mostra o deslocamento em missão de Jerusalém até Roma.“ Comparando o evangelho com a saída de Santa Paulina do Vígolo, podemos compreender o início da sua experiência missionária que, futuramente teve continuidade com a ida de Santa Paulina para São Paulo, onde continuou e ampliou ainda mais o seu trabalho. Com este ato de itinerância acompanhado de suas amigas é possível perceber de forma clara o impulso missionário pela espiritualidade e o carisma que move sua obra e congregação. A itinerância missionária de Santa Paulina têm esse dinamismo carismático desde o princípio.  A obra tem início na sua experiência de fé e continua até hoje com essa mesma identidade.

Atualmente, o Hospitalzinho é conhecido como Casa Mãe ou Casa Relíquia, e está localizado dentro do Centro de Espiritualidade Imaculada Conceição. Proporciona aos hóspedes e visitantes um aprofundamento da história da primeira Santa do Brasil, por meio da conservação de objetos e documentos ainda da época de Santa Paulina.  Pe. Rafael Solano, da Arquidiocese de Londrina/PR, ressalta a sua experiência de ter visitado e se hospedado no local onde Santa Paulina viveu: “é uma maravilha ter conhecido esse espaço tão abençoado, onde Santa Paulina viveu e fundou sua Congregação! Encantei-me por esse lugar”. A Casa Mãe fica aberta diariamente para visitação.