Neste ano, o tema da 11ª Peregrinação Santa Paulina foi “Mulher de fé”, com o lema “Quem tem fé, vai longe”. A diretora geral do Santuário Santa Paulina e uma das coordenadoras do evento, Irmã Maria Adelina da Cunha, acompanhou os peregrinos durante todo o trajeto, na companhia do Reitor do Santuário, Padre André Borges da Silva e do Padre Andréas Tonon, que participa do evento há exatos 7 anos. “Agradeço às Prefeituras de Itajaí, Brusque e Nova Trento que nos auxiliaram. Agradeço também Salete e Sandra, duas pessoas maravilhosas que coordenaram todos os trabalhos desde o início. Este é um momento de fé, de espiritualidade, de amor a Deus. Percorremos o mesmo caminho que Santa Paulina fez quando chegou ao Brasil”, enalteceu Irmã Adelina.
Durante a peregrinação, diversos testemunhos de fé e graças alcançadas. Foi o caso do senhor José, que durante a missa no Santuário – após o percurso de quase 70 quilômetros, fez seu relato: “Fui diagnosticado com câncer no esôfago. Não conseguia mais comer e nem beber. Porém, num determinado dia, pedi para a minha esposa preparar uma refeição para mim, algo que gostava muito. Pedi a Santa Paulina que, pelo menos, pudesse comer. Dali em diante passei a comer e tudo se normalizou. O médico disse: o senhor está salvo!”, contou o peregrino.
Pedido de noivado
O jovem Marcelo Bottchevits foi chamado ao altar, pelo Padre André Borges da Silva. Ele fez todo o percurso, de Itajaí a Nova Trento, ao lado da namorada, Amanda da Cunha. No Santuário Santa Paulina, deu seu testemunho. “Hoje aprendi o verdadeiro significado da palavra partilha. Partilhamos sentimentos, dores, alegrias e também a fé. Passo a passo conseguimos chegar ao nosso objetivo, o Santuário. Hoje vou dar um novo passo no meu relacionamento com a minha namorada”, destacou Marcelo.
De joelhos diante da jovem Amanda, fez o pedido de noivado. Padre André Borges da Silva abençoou as alianças e o público presente se emocionou com a atitude do jovem, após todo o percurso feito a pé.
A 11ª Peregrinação Santa Paulina encerrou com diversas salvas de palmas dos devotos e um momento especial com Santa Paulina, com muita oração. Mais de 200 pessoas foram envolvidas com a organização do evento. Durante o trajeto, de Itajaí a Nova Trento, os peregrinos contaram com carros de som, ambulâncias, equipe de bombeiros, ônibus e vários carros de apoio. Todos foram lembrados ao final da missa, no Santuário.
Próxima peregrinação
Nova Trento já planeja sua 3ª peregrinação interna, cuja realização é da Prefeitura Municipal de Nova Trento, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, em parceria com diversas entidades e o Santuário Santa Paulina. Para aqueles que não conseguiram participar da Peregrinação Santa Paulina, estão convidados para a peregrinação em Nova Trento, que perpassa diversas capelas do município. Esta ocorre no fim do mês de agosto e será amplamente divulgada, em breve.
Peregrinos percorreram quase 70 quilômetros até Nova Trento, passando por estradas de chão e de asfalto
A última parada: peregrinos participam de missa no Santuário, após o trajeto
Oração e muito fé
Pedido de noivado emocionou a todos
Flores foram entregues aos noivos pelo Santuário Santa Paulina
Coordenadora da Peregrinação e Diretora Geral do Santuário, Irmã Maria Adelina
Momento com Santa Paulina