O evento também contou com a presença do arcebispo Dom Wilson Tadeu Jönck, do Pe. Hélio Tadeu Luciano de Oliveira, coordenador da Comissão Arquidiocesana para Vida e a Família – CAVF, e do Pe. Valter Maurício Goedert, coordenador da Escola Diaconal São Francisco de Assis.
Durante o encontro, Pe. Hélio Luciano falou da reestruturação que está sendo feita da Pastoral Familiar, explicou o que é a Comissão Vida e Família, e solicitou que os diáconos assumam os trabalhos da comissão em suas comunidades.
Em seguida, Dom Wilson proferiu uma palestra para os participantes. Ele falou dos problemas do mundo moderno e que somos chamados a lutar contra eles. “Vivemos na cultura do individualismo e do acúmulo de bens. O mais importante são os valores familiares. Devemos fazer a cultura do encontro, para que as pessoas se aproximem uma das outras”, disse.
Segundo Dom Wilson, devemos também quebrar em nós a cultura do acúmulo de bens. “A cultura do encontro é procurar quebrar isso. Buscar formas de se envolver com as pessoas. É também quebrar a resistência que temos de não querer estar com alguém”, acrescentou.
Após a palestra, todos os participantes se dirigiram para o Santuário, onde Dom Wilson presidiu a Celebração Eucarística, concelebrada pelos presentes. Em sua homilia, nosso arcebispo lembrou que naquele dia era celebrado o Dia de São Lourenço, padroeiro dos diáconos. “São Lourenço realizou um relevante trabalho para a Igreja. Um trabalho silencioso. Nós também somos chamados a realizar nosso trabalho na comunidade sem aparecer para que Deus apareça”, disse.
Após a celebração, todos os diáconos receberam um exemplar do livro “25 minutos – a vida de Chiara Luce Baldano”, jovem focolarina italiana que está em processo de canonização.
Segundo o diácono Ideraldo Luiz Paloschi, presidente da Comissão Arquidiocesana do Diaconato Permanente – CADIP, desde que tomou posse na Arquidiocese de Florianópolis, Dom Wilson tinha o desejo de um encontro com os diáconos e suas famílias, mas ainda não tinha havido a possibilidade. “Foi um ótimo encontro pelo bom número de participantes e pela reunião com as famílias”, avaliou.
Texto e fotos: Zulmar Faustino – Jornalista da Arquidiocese de Florianópolis