Acesse o Portal CIIC

Equipe do Santuário planta árvore em gesto de amor aos entes queridos falecidos

Em sintonia com o Papa Francisco e a CNBB, a equipe do Santuário realizou o gesto concreto de plantar uma árvore no Dia de Finados, dia 2 de novembro. O local do plantio foi próximo ao Oratório Nossa Senhora do Bom Socorro e tem o intuito de homenagear os entes queridos falecidos e também visa o amor e respeito pela natureza, nossa Casa Comum, tão destruída, principalmente pela ação do fogo nas queimadas.

A árvore escolhida foi uma Amoreira (Morus alba). Durante o plantio a Irmã Viltrudes Frankenberger destacou o motivo da escolha:  “escolhemos essa espécie, pois, tem muita ligação com a vida de Santa Paulina. Já na Itália, ainda pequena, quando trabalhava com oito anos, numa fábrica de seda, seu trabalho era escolher os casulos bons, que era criado pelo Bicho da Seda, que se alimenta da folha da Amoreira. Aqui em Nova Trento também ela teve muito contato com a árvore. Quando as jovens necessitavam de emprego, para ajudar as famílias, ela criou a Filanda, fábrica de seda.  E a Amoreira tem um significado muito grande para nós, por isso, plantamos aqui, próximo ao Santuário”, destacou.

O presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Walmor Oliveira Azevedo, pediu, neste tempo de luto, no qual recorda-se os familiares e amigos já falecidos, que sejam lembrados também os milhares de pessoas que faleceram neste ano vítimas da pandemia da Covid-19. “Sejamos solidários à dor das famílias, tantos órfãos, viúvos e viúvas, irmãos que enfrentaram a dor da separação e o luto imposto pela enfermidade”, afirmou.