Segundo a Diretora Geral do Santuário Santa Paulina, Irmã Maria Adelina da Cunha, que está coordenando a 2ª Peregrinação Interna “Caminho Santa Paulina”, juntamente com o Secretário de Cultura e Turismo de Nova Trento, Eluísio Antonio Voltolini, e uma equipe de voluntários de Itajaí (SC) – formada por Sandra, Salete, Livãne e Dr. Mauro Knol, os fieis receberam uma bênção especial com água benta, ofertada por Padre João Schneider, durante a celebração do envio. Além disso, durante à tarde, os peregrinos participaram de um treino, que partiu da Igreja Matriz de Nova Trento e seguiu até o Oratório de Santo Antonin.
Para Irmã Maria Adelina, a fé é o principal “ingrediente” de uma peregrinação. “O peregrino vem com o objetivo da fé e, em segundo lugar, com a disposição para caminhar. A peregrinação tem como significado o caminho da nossa vida, do ser humano na terra, cujo objetivo final é chegar a Deus”, assinala. Outros significados e objetivos de uma peregrinação são o contato com a natureza – os pés que tocam o chão; os laços de amizade criados durante o trajeto; a penitência e a oração, juntamente com o lazer do convívio e a parte espiritual, com o testemunho de fé por onde passam. “E é um costume muito antigo peregrinar. Jesus também realizou diversas peregrinações”, finaliza Irmã Maria Adelina.
As inscrições da 2ª Peregrinação Interna continuam abertas até esta quinta-feira, 16 de agosto, na CDL de Nova Trento e no Santuário Santa Paulina.
Os coordenadores da peregrinação orientaram os participantes
Padre João Schneider deu a bênção aos devotos/peregrinos
Camiseta, boné e cajado, que serão utilizados na peregrinação