Ainda na primeira parte da manhã, todo o trajeto já estava concluído e com muita alegria, os voluntários comemoraram a finalização na segunda parte do trabalho. “Ficou tão lindo que dá até pena de passar por cima, mas é Jesus quem vai passar,” essa era a frase mais ouvida.
Eduardo Queiroga e Márcia Aparecida Cavalheiro de Herval d’Oeste-SC, escolheram junto a um grupo de 20 pessoas, passar o dia de Corpus Christi no Santuário, “viemos, porque hoje é um dia de fé e meditação e o Santuário é um lugar propício para isso”. Ao ver a comunidade ainda confeccionando os tapetes, Seu Eduardo salientou, “não tem valor que pague ver a comunidade unida em prol do Santuário”.
O dia de Corpus Christi foi instituído pelo Papa Urbano IV no dia 08 de setembro de 1264 e até hoje em 2014 a festa continua sendo celebrada. A tradicional procissão lembra a caminhada do povo de Deus em busca da terra prometida, e tem por objetivo celebrar o mistério da Eucaristia, sempre na quinta-feira seguinte ao domingo dedicado a Santíssima Trindade.
A celebração
Às 11h iniciou a primeira celebração do dia, contando com aproximadamente 2.300 pessoas que após a celebração dobraram os joelhos para o Santíssimo, em forma de Eucaristia e o seguiram por todo o trajeto da procissão, rezando e louvando a Cristo.
A procissão saiu do templo do Santuário já com alguns metros de tapetes e seguiu pela passarela do Santuário, já na Rua Madre Paulina, o percurso ganhava novamente o colorido dos tapetes. Pedidos de paz, união, amor, desenhos de cálice e flores compunham o trecho para Jesus passar. Com algumas paradas para reflexão, a procissão teve seu fim em frente ao restaurante do Santuário, local onde todos se reuniram novamente, para adorar a Cristo e receber bênção final.
Ao fim da celebração chegou a hora da terceira etapa dos trabalhos dos lojistas, o momento de limpar o trajeto e recolher as sobras de madeira tingida. Enquanto juntava pequenos montes, Tobias Vanderlei Sclhindein, natural de Brusque e lojista do Santuário falou da satisfação de organizar os tapetes, “é um prazer se unir, organizar tudo e saber que estamos colaborando com o Santuário, é um pouco cansativo, mas ao mesmo tempo acaba sendo divertido” ao ser questionado sobre o próximo ano com entusiasmo respondeu: “ano que vem vamos fazer também a passarela”.
Motivos para celebrar no Santuário
Muitos são os motivos que levam os fiéis a estarem no Santuário em dia santo. Dona Mirian Teixeira aproveitou o dia para pagar sua promessa à Santa Paulina, “alcançamos a cura de minha mãe que tinha varizes estouradas que não cicatrizavam, então prometi que se ela melhorasse eu viria aqui caminhando” Dona Mirian sua filha e seu genro saíram do centro de Nova Trento e caminharam até o Santuário em sinal de penitência.
Já para Seu Manoel Antonio Vidal Osório, de Araucária-PR, a ideia de aproveitar o feriado para ir ao Santuário partiu dos netos de 2 e 5 anos de idade. “A última vez que estivemos aqui nossos netos não eram nascidos, então eles viam nossa foto com a imagem de Santa Paulina e diziam que faltavam eles na imagem, então decidimos vir e já fizemos a foto oficial da família, dessa vez não falta ninguém”.
Lojistas preparam os tapetes para a procissão
Foram aproximadamente três horas de trabalho e dedicação
Felicidade ao finalizar
Celebração e procissão
Bênção final
Foto superior, Manoel e sua família de Araucária-PR. Abaixo na esquerda, Eduardo e Mária de Herval d’Oeste-SC e ao lado Mirian, sua filha e genro na companhia de Pe. André