O encerramento do Ano da Fé foi celebrado em grande estilo, com a peregrinação de pessoas de 17, das 71 Paróquias, que compõem a Igreja particular de Florianópolis.
Alegria, fervor, motivação e peregrinos carregando bandeiras, símbolos e imagens de seus padroeiros foram características marcantes nos presentes, durante toda a programação do dia.
A missa das 10h bateu o récord de público, fazendo o Santuário lotar e estendendo o momento da comunhão para a capela Santa Paulina, para que todos pudessem comungar. Uma celebração especial com bênção da água, aspersão de água benta e a oração do “creio”, rezada à luz de milhares de velas entregues ao povo no momento da oração.
Paralelo às celebrações eucarísticas, foram rezados terços na Trilha Mariana e nas Capelas Santa Paulina e N. S. de Lourdes. Das 9h às 15h30, o Santíssimo esteve exposto, para adoração. Celebrações Penitenciais foram realizadas em dois horários para preparar os peregrinos para o momento da confissão. Às 15h foi realizada no Morro do Calvário, a Via Sacra e as 16h, a missa presidida pelo Arcebispo marcou o encerramento do Ano da Fé, proposto pelo Papa, hoje emérito, Bento XVI, no ano passado.