Fraternidade e Vida – dom e compromisso

No início da quaresma, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil lançará a Campanha da Fraternidade com o tema – “Fraternidade e vida: dom e compromisso”. O tema deste ano tem a inspiração bíblica a imagem do bom samaritano que se faz próximo daquele que, maltratado, foi deixado quase morto à beira do caminho. O bom samaritano “viu, sentiu compaixão e cuidou dele”. (Lc 10,33-34). Santa Paulina, desde criança e, sobretudo enquanto Irmãzinha da Imaculada Conceição, exerceu este papel de boa samaritana. Um grande exemplo para todos nós.

A Campanha da Fraternidade tem como objetivo despertar a solidariedade da população, em relação a um problema concreto que envolve a sociedade brasileira. Busca caminhos na solução destes problemas sob a luz da palavra sagrada.  A Campanha também tem o intuito de educar para a vida em fraternidade, com base na justiça e no amor, exigências centrais do Evangelho. Durante a Quaresma, período de preparação para a Páscoa, as dioceses do Brasil mobilizaram suas comunidades e promoveram a sensibilização acerca do tema e do lema da campanha, iniciando, assim, o processo de superação da realidade.

Diante do cenário atual, em que constatamos uma crescente banalização do mal, a indiferença em relação à vida e perda do verdadeiro sentido da vida em todas as suas formas e expressões, a CF 2020 tem como objetivo geral: “conscientizar, à luz da Palavra de Deus, para o sentido da vida como dom e compromisso, que se traduzem em relações de mútuo cuidado entre as pessoas, na família, na comunidade, na sociedade e no planeta, nossa casa comum ”.

A inspiração para videoclipes e outros materiais da campanha foi Santa Dulce dos Pobres que assim como Santa Paulina, também “viu, sentiu a compaixão e cuidou dos doentes e necessitados”.

ORAÇÃO DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2020

Deus, nosso Pai, fonte da vida e princípio do bem viver,

criastes o ser humano e lhe confiastes o mundo

como um jardim a ser cultivado com amor.

Dai-nos um coração acolhedor para assumir

a vida como dom e compromisso.

Abri nossos olhos para ver

as necessidades dos nossos irmãos e irmãs,

sobretudo dos mais pobres e marginalizados.

Ensinai-nos a sentir verdadeira compaixão

expressa no cuidado fraterno,

próprio de quem reconhece no próximo

o rosto do vosso Filho.

Inspirai-nos palavras e ações para sermos

construtores de uma nova sociedade,

reconciliada no amor.

Dai-nos a graça de vivermos

em comunidades eclesiais missionárias,

que, compadecidas,

vejam, se aproximem e cuidem

daqueles que sofrem,

a exemplo de Maria, a Senhora da Conceição Aparecida,

e de Santa Dulce dos Pobres, Anjo Bom do Brasil.

Por Jesus, o Filho amado,

no Espírito, Senhor que dá a vida.

Amém!