No Santuário Santa Paulina, os poloneses foram acolhidos pela Diretora Geral do Santuário, Irmã Maria Adelina da Cunha, e pelo Reitor do Santuário, Padre André Borges da Silva, na Capela Santa Paulina, do Santuário. Eles desejaram boas vindas aos jovens. Em seguida, Irmã Clelione fez uma breve explanação sobre a história de Santa Paulina. Toda a tradução para o polonês ficou a cargo de Padre Ivam, que já morou na Polônia e possui domínio da língua.
A visita prosseguiu aos principais espaços de devoção do Santuário, como o casebre, onde de fato iniciou a obra de Santa Paulina, e a Capela Nossa Senhora de Lourdes. Posteriormente, os jovens poloneses participaram da missa das 11 horas. No momento da Eucaristia e ao final da celebração, uma parte dos jovens poloneses entoou canções típicas de seu país. Entre gestos e vozes mostraram que a Igreja se torna uma só na fé e na alegria.
Padre Tadeu, que acompanha o grupo polonês, conta que mesmo com 59 anos, se sente um jovem no meio dos jovens e que vai tirar da participação na JMJ uma maneira de rejuvenescer a paróquia onde trabalha. Junto com ele, outros seis padres estão junto na missão dos poloneses. Todos os sacerdotes participaram da missa das 11 horas.
O reitor do Santuário Santa Paulina falou sobre a alegria em receber o grupo de poloneses, provenientes da terra do beato João Paulo II, que beatificou e canonizou Santa Paulina. “Hoje é um dia muito especial, histórico para nós, porque esses jovens quiseram estar neste Santuário em Nova Trento, conhecendo a terra da primeira Santa do Brasil, e se preparando para a Jornada Mundial da Juventude”, evidenciou Padre André.
Outros grupos virão ao Santuário
Além do grupo de poloneses, o Santuário Santa Paulina acolherá inúmeros jovens para o encerramento da Semana Missionária da Arquidiocese de Florianópolis, neste sábado, 20 de julho. As Irmãzinhas e a reitoria do Santuário recebem argentinos, italianos e norte-americanos. Eles participam das missas deste sábado e almoçam no Restaurante do Santuário. A celebração das 15 horas será presidida pelo senhor Arcebispo Metropolitano de Florianópolis, Dom Wilson Tadeu Jönck, que fará o envio dos jovens para a JMJ.
“Com muita alegria e carinho receberemos estes jovens animados e aventureiros que, movidos pela fé, irão à Jornada Mundial, momento único para suas vidas”, relata a Diretora Geral do Santuário Santa Paulina, Irmã Maria Adelina da Cunha.
Poloneses foram recepcionados pelo Reitor e Irmãzinhas do Santuário Santa Paulina
Sete padres poloneses acompanham os jovens. Nesta foto, junto deles está o Reitor do Santuário, Padre André, e o pároco da Paróquia Senhor Bom Jesus do Aventureiro, de Joinville, Ivam Francisco Macieski
Jovens poloneses encantam devotos com canções típicas de seu país