A partir desta data, as Irmãzinhas da Congregação decidiram que era necessária a construção de um templo em honra a Santa Paulina. Segundo Ir. Euzilene Torres, atual diretora administrativa financeira do Santuário, foi um dia que marcou a CIIC, pois a partir do momento que o descerramento da pedra foi realizado a Congregação passou a buscar e a sentir a possibilidade da realização de um sonho. Ir. Euzilene conta “Na época eu era Irmã postulante e estava participando daquela linda celebração. No momento em que a pedra foi lançada tivemos a certeza da realização do sonho, de ter um templo dedicado a Madre Paulina, pois ainda naquele ano o processo de canonização não havia acontecido”.
Desde sua beatificação em outubro de 1991, peregrinos de todo o país começaram a visitar o bairro de Vígolo. E a cada dia o fluxo de pessoas só aumentava e a infraestrutura tornou-se uma exigência básica.
As Irmãzinhas se reuniram em Capítulo (assembleia geral) no ano de 2002, e então decidiram iniciar as obras do Santuário. Em outubro de 2003 teve início as obras de terraplenagem. O Santuário foi construído em 926 dias, sem nenhum acidente, sendo dedicado à Santa Paulina, no dia 22 de janeiro de 2006.
Imagem da pedra fundamental, localizada na entrada do templo.