Ir. Elvira tem 88 anos de idade, 76 foram dedicados a Congregação e ela relembra com riqueza de detalhes o dia em que Madre Paulina faleceu, ela diz que eram 04h45, quando chamaram todas as aspirantes, a vida religiosa, para rezar na capela, pois a Madre estava passando mal. Quase uma hora depois, veio à notícia que ela havia falecido. “No seu velório eu retirei do caixão, um cravo que guardei por um tempo, mas que acabei perdendo. Naquele dia já sentíamos que ela era santa”.
Madre Paulina faleceu com fama de santidade, pois viveu em grau heroico as virtudes de FÉ, ESPERANÇA, CARIDADE e demais virtudes.
Ir. Gertrudes Cadorin, uma de suas seguidoras da congregação, irmã da religiosa Ir. Célia Cadorin, pessoa responsável pela documentação da canonização de Santa Paulina, descreve no artigo abaixo, que vale apena ser lido, como Santa Paulina viveu suas virtudes heroicas.
Santa Paulina – santidade construída com virtudes heroicas
Virtudes são qualidades essenciais nos santos da Igreja Católica. Fé esperança e caridade foram virtudes que Santa Paulina desenvolveu ao longo de sua vida. Sua força interior foi o verdadeiro caminho que encontrou para chegar a Deus. Trilhou sua vocação desde muito cedo e solidificou sua fé no seio da família e no serviço à Igreja.
Quando fez a sua primeira comunhão selou um compromisso cheio de fé: “Quero ser toda de Jesus”. Sua vida, palavras e atitudes, foram marcadas pela presença de Jesus. Posteriormente na obra que fundou, a Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição, ela viveu intensamente o amor a Deus e aos mais necessitados.
Madre Paulina viveu a fé em grau máximo que uma pessoa pode viver, meditando na vida, a paixão, morte e ressurreição de Jesus.
Durante toda a sua vida, em meio às dificuldades, procurava aprofundar-se na fé, pela oração, nas boas leituras, escutando a palavra de Deus, participando da eucaristia, que foi o centro da sua vida.
Seu amor a Nossa Senhora foi marcante. As irmãs que a conheceram deram muitos testemunhos profundos da vida de fé de Madre Paulina, no processo de canonização.
Fé, vida de oração, discrição, e união com a Trindade, foram os meios empregados para o seu crescimento espiritual.
Santa Paulina manteve seu coração intimamente ligado a Deus, onde encontramos a verdadeira alegria. Com a fé heroica, a esperança não podia ser menor. Sempre confiava na bondade e providência de Deus. Ela sempre dizia: “Confiai em Deus e em Maria Imaculada”.
Aprendeu desde cedo, na família e na comunidade, a vencer as dificuldades. Quando via as Irmãs preocupadas, animava-as, dizendo: “Vamos em frente”. Quando faleceu sua mãe, disse: “Senhor, não compreendo vossos desígnios, mas me submeto a eles”. Neste tempo, no ano de 1887, ela estava decidida a dedicar sua vida a Deus e a Igreja. Em ocasiões difíceis dizia: “Não olho para trás, nem para frente, mas somente para o alto, para Deus”. Isto sim, é ser pessoa com esperança.
Madre Paulina sempre se norteou pelo mandamento do Senhor: “Amai-vos como eu vos amei” (Jo 15, 12). Possuía uma força, um sinal: amar a Deus e as pessoas em grau heroico. Tinha como lema: “Amemos a Jesus e nada mais”, quer dizer, amar a tudo e a todos em Deus. Quando alguém pedia conselhos, falava do amor a Deus. Era caridosa nas palavras e se alguma vez se alterava, pedia perdão.
Era uma presença de amor com os doentes, idosos, adultos, jovens, crianças e família. Onde precisavam de sua presença, lá estava Madre Paulina, servidora, zelosa e contente.
Ela não comentava os defeitos de ninguém e nem queria que alguém o fizesse. O assunto principal de suas falas era o amor a Deus e às pessoas, isto é, a base de quem crê em Jesus e em Maria Imaculada.
Quando uma Irmã adoecia era a primeira a ajudar. A caridade foi seu grande legado, inclusive escrito em seu testamento à sua Congregação, dois anos antes de morrer em 1940. Recomendou às Irmãs, que vivessem as obras de misericórdia corporais e espirituais.
A fé, a esperança e a caridade são virtudes teologais profundamente vividas por Santa Paulina. “Amemos a Jesus e nada mais”, “Façamo-nos todas santas”, foram lemas, encarnados na sua vivência, testemunho e fruto dessas virtudes.
Santa Paulina – Foto – Rotas Comunicação – Imagem de Cera
Ir. Elvira Dellarosa
Atílio Alexandre Wisintainer