Pouco antes da missa das 10 horas, o Programa Missionários com Santa Paulina, da TV Século 21, transmitiu ao vivo a inauguração da Colina da Bênção, como marco dos 10 anos de Canonização de Santa Paulina. A estátua confeccionada pela empresa Pietá Arte em Cimento, de Londrina (PR) e patrocinada pelo empreendimento Bondinhos Aéreos Parque Colina recebeu a bênção do Arcebispo de Florianópolis. Os devotos e peregrinos se aglomeraram no alto do morro da colina para acompanhar o momento histórico.
A Diretora Geral do Santuário Santa Paulina, Irmã Maria Adelina da Cunha acolheu a todos e agradeceu a todas as pessoas envolvidas direta e indiretamente na construção deste novo espaço para o Santuário. “Principalmente aos Bondinhos Aéreos Parque Colina, ao Sr. Stecanela, que fez a doação dos holofotes que irão iluminar a estátua à noite, e um agradecimento especial ao trabalho intensivo dos funcionários e Irmãs do Santuário”, frisou.
A imagem de Santa Paulina, de 3 metros de altura com outros 3 metros de pedestal, pesa pouco mais de 200 quilos: possui uma estrutura metálica (interna) e os acabamentos foram feitos com fibra de vidro, material bastante resistente. Foram quase três meses de trabalho da empresa Pietá Arte em Cimento, cujo diretor responsável é Antonio Eugênio Brazzale. Os artistas responsáveis pela peça foram Ananías Francisco dos Santos (escultor) e Adalberto Nunes Mariani (responsável pela pintura artística).
Multidão participa da procissão e da missa transmitida pela TV Século 21
Após a inauguração da Colina da Bênção, os devotos se dirigiram em procissão até o Santuário Santa Paulina. Animados pela equipe de liturgia e cantos do Santuário, os peregrinos não escondiam a emoção de estarem tão próximos da imagem de Santa Paulina. A missa das 10 horas também foi transmitida pela TV Século 21, pela Rádio Cultura, de Florianópolis, e pela Rádio Verde Vale, de Joinville.
A celebração, presidida pelo Arcebispo de Florianópolis, Dom Wilson Tadeu Jönck contou com a participação da Rede Feminina de Combate ao Câncer, de Tijucas –SC, cuja patrona é Santa Paulina, além de parentes diretos de Santa Paulina, como o sobrinho, Alexandre Visintainer. A missa dedicou um momento especial, de homenagem aos descendentes de imigrantes que, assim como Amábile Lúcia Visintainer, atravessaram o oceano em busca de melhores condições de vida.
A Superiora Geral da Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição, Irmã Anna Tomelin destacou durante a missa as virtudes de Amábile, principalmente a humildade. “Neste gesto de Amábile, saibamos seguir seu ideal: de olhos fixos em Jesus, passo a passo, sempre em frente”, enalteceu.
Ao final da missa das 10 horas, os participantes puderam acompanhar as apresentações da Fanfarra Municipal de Nova Trento (FAMUNT) e da Banda Marcial João Bayer Sobrinho, do Distrito de Claraíba (Nova Trento-SC) em frente ao Santuário, juntamente com uma queima de fogos e bênção com aspersão de água benta pelo Arcebispo de Florianópolis e demais sacerdotes. E, ao lado da Igreja Nossa Senhora de Lourdes, os devotos também acompanharam a apresentação das crianças do projeto Flauta Doce e Canto Coral, coordenados pela professora Rosimar Franzoi, de Nova Trento.