Nascida em Nova Trento (SC) e pertencente à Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição (CIIC), Irmã Célia foi indicada pela CIIC, em 1982, para trabalhar na causa de beatificação e canonização de Santa Paulina. Dos seus 90 anos a Neotrentina viveu 23 deles em Roma trabalhando como postuladora de Madre Paulina e, na sequência, do Frei Galvão. Ir. Célia acompanhou outros inúmeros processos de todo o Brasil.
Ir. Célia sempre foi apaixonada e uma grande propagadora do caminho de Santidade de Santa Paulina. A diretora do Santuário, Ir. Anna Tomelin, afirma “ Ir. Célia, foi uma mulher consagrada a Deus, convicta do seguimento a Jesus, inspirada em Santa Paulina. Por muitos anos dedicou sua vida em vários processos de beatificação e canonização. Ir. Célia, obrigado pelo seu testemunho de doação na sua vida consagrada”.
Em entrevista concedida ao Portal de notícias Terra, no ano de 2011, Ir. Célia contou um pouco sobre sua vida e revelou que se encontrou com o Papa João Paulo II 14 vezes “Ele me chamava de Paolina Galvão, uma fusão dos nomes de Santa Paulina e Frei Galvão”. O sepultamento será realizado hoje, 30 de julho de 2017 em Bragança Paulista.
Entrevista concedida ao portal de notícias Terra em 2011: https://goo.gl/fY38A3