O evento teve início às 13h, no Santuário Santa Paulina, levando a imagem de Santa Paulina em carreata, sentido Morro da Cruz.
Na Igreja, foi iniciada a primeira parte da missa (ritos iniciais e liturgia da Palavra), presidida pelo pároco da Paróquia São Virgílio, Pe. Roberto Jerônimo Gottardo, com a presença do reitor do Santuário Santa Paulina, Pe. José Napoleão. Em seguida, as Irmãzinhas da Imaculada Conceição, entregaram uma imagem de Santa Paulina ao pároco e à diretoria do Santuário Nossa Senhora do Bom Socorro. A imagem foi entronizada, num oratório esculpido em madeira, por um artesão da cidade de São João Batista/SC.
O momento também contou com a presença do prefeito da cidade de Nova Trento, Gian Francesco Voltolini, Vice Prefeito, vereadores e outras autoridades municipais.
Com o envio, realizado pelo Padre Roberto, os participantes iniciaram a caminhada de retorno ao Santuário Santa Paulina, trazendo a Imagem de Nossa Senhora do Bom Socorro. Uma parada na Igreja Matriz São Virgílio, foi dedicada à leitura do Evangelho, com palavras incentivadoras para continuar caminhando.
O som dos sinos do Santuário Santa Paulina, embalou a chegada da peregrinação. A diretoria do Santuário de Nossa Senhora do Bom Socorro, entregou a imagem de sua patrona Nossa Senhora do Bom Socorro, às Irmãzinhas da Imaculada Conceição, que após a benção e oração, foi entronizada no oratório dedicado a Nossa Senhora do Bom Socorro, no complexo do Santuário Santa Paulina. O oratório lembra o formato do nicho de Nossa Senhora do Bom Socorro, no Morro da Cruz.
A oração da consagração da Família à Mãe do Bom Socorro e a conclusão da santa missa no templo, finalizou o encontro. O evento teve como objetivo a integração dos Santuários, nestes 26 anos da beatificação de Santa Paulina.
A diretora do Santuário Santa Paulina, Ir. Anna Tomelin, considera que foi um momento de relevância na história religiosa da comunidade Neotrentina. E ressalta a importância da integração das atividades dos dois Santuários, “como forma de aproximação e visibilidade da unidade na ação evangelizadora. Santa Paulina viveu sua vida e realizou sua missão, inspirada em Maria, a Mãe de Jesus. Com Maria e Paulina, vivamos e caminhemos na fé”, afirma a diretora.