As marcas no vidro após a celebração confirmavam, o povo conheceu e aprovou o trabalho desenvolvido pelo design 3D, Cícero Moraes, e por Mari Bueno, artista plástica responsável pela pintura da face. Era preciso paciência para bater uma foto com a imagem e aí mesmo, já eram feitos pedidos e agradecimentos a Santa Paulina.
A celebração que foi iniciada às 9h45 e transmitida pela Rede Século 21, reuniu várias Irmãzinhas da Imaculada Conceição, autoridades, imprensa local e estadual, além dos responsáveis pela realização do trabalho e seus familiares.
Antes de ser revelada a face, Cícero Moraes e Mari Bueno foram convidados a falar algumas palavras sobre o projeto. Em seus dizeres, Cícero destacou a palavra fraternidade e testemunhou ganho pessoal com o desenvolvimento do trabalho, que permitiu a ele conhecer a fundo, a história de uma santa, que sofreu muito para doar o seu serviço aos outros. Mari Bueno emocionou-se ao dizer que visita o Santuário há mais de 20 anos e, que sendo devota de Santa Paulina, pintar a sua face foi um presente.
Detalhes técnicos do trabalho foram explanados 40 minutos antes da celebração, no programa ‘Voz do Santuário’, no qual a apresentadora Ir. Neusa Santos, em entrevista com Moraes, abordou aspectos processuais da reconstrução facial.
Onde encontrar
Desde domingo, a nova imagem de Santa Paulina ficará permanentemente no Santuário, na Capela Santa Paulina, para que seus devotos conheçam as verdadeiras feições, da primeira santa do Brasil. Para os devotos de São Paulo que desejarem conhecer, a Congregação disponibilizará ainda, duas outras imagens da Santa, uma que ficará no bairro Ipiranga em São Paulo, no Memorial Santa Paulina e para devotos internacionais outra ainda em Vígolo Vattaro (Trento-Itália), na casa onde Santa Paulina nasceu.
Foto: Diorgenes Pandini (Site Diário Catarinense)