“Neste período foram realizados reforços na parte interna, reforço da cobertura, troca do telhado, a execução da estrutura, construção de novos prédios e que agora a equipe inicia a fase de acabamentos”, afirma o engenheiro responsável pela obra, Venicio Agostinho Dalsenter.
O restaurante do Centro de Encontros está sendo construído do zero, enquanto outros espaços já ganham divisões e a estrutura elétrica. A fachada foi revitalizada e deve receber, em breve, uma pintura moderna e atraente.
O novo CEIC
O novo Centro de Encontros terá capacidade para atender 95 pessoas em quartos simples e duplos, todos com banheiros. Os hospedes e grupos de retiros, também vão contar com amplo refeitório, auditório com toda a infraestrutura técnica necessária, salas de estar, extensa acessibilidade para estacionamentos, além dos espaços ao ar livre como o jardim e as capelas.
Depois de concluídas as obras, o CEIC passa a ser um espaço de espiritualidade da Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição, com propostas próprias de formação e espiritualidade, além de continuar a receber outros grupos para eventos diversos. “O espaço está sendo reformado e modernizado, para oferecer um centro com programação de retiros, espaços para encontros e formação, além de uma pousada com suítes confortáveis para grupos, peregrinos e turistas que queiram se hospedar no local onde Santa Paulina viveu”, declara Irmã Anna Tomelin, coordenadora geral da Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição.
Projetado com carinho
As arquitetas Liege e Juliane Günther, iniciaram o projeto em 2011 já dedicando grande atenção às características originais do prédio. “O CEIC tem grande valor histórico para a Congregação e para nós arquitetos. Temos uma longa caminhada com a Congregação e por isso sempre procuramos entender a questão do espaço e aliar a questão emocional relacionada à Santa Paulina”, afirmam.
Linha do Tempo
O piso térreo do CEIC foi concluído em 1941 (um ano antes do falecimento de Santa Paulina) e destinado à formação das futuras religiosas. Posteriormente foi também a primeira sede provincial em 1958. Já o 2º piso foi concluído em 1975. Com o tempo e a umidade, o desgaste na estrutura foi inevitável, por isso, a necessidade de uma restauração total do prédio.
Centro de Encontros recebe nova pintura
Embora receba uma grande reforma é objetivo da arquiteta responsável manter as característias originais do prédio
Veja a reportagem: