A cerimônia de posse do novo reitor foi transmitida, ao vivo, pela TV Século 21, pela Rádio Cultura, de Florianópolis, bem como pela Rádio Vale, de Tijucas, a partir das 10 horas da manhã. Seguindo um protocolo canônico, a celebração contou com a leitura de um texto, baseado no Direito Canônico 557 e 158, chamado Provisão de Reitor de Santuário e Capelão Especial, no qual o novo reitor passa a seguir, além do juramento de posse do novo Reitor, diante do Evangelho. A celebração foi selada com a entrega das chaves do sacrário, espaço sagrado que fica sob responsabilidade de Padre André.
O Arcebispo de Florianópolis não escondeu a emoção ao participar deste momento de transição do Santuário Santa Paulina. “Agradecemos, imensamente, aos padres Jesuítas, que estiveram à frente do Santuário durante todos esses anos e, em especial, a figura de Padre João”, destacou Dom Wilson, que pediu uma salva de palmas. “No Evangelho de hoje temos o milagre das Bodas de Canaã, em que Jesus transforma água em vinho. Este ‘vinho’ especial é o Santuário Santa Paulina, que acolhe milhares de pessoas. Que os novos padres possam distribuir ainda mais este ‘vinho’, que renova a nossa fé e nos dá esperança”, assinalou o Arcebispo.
O Padre Provincial da Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus, Donizete Queiroz agradeceu todo o apoio dos padres jesuítas neste momento de transição e fez uma alusão ao padre fundador de sua Congregação. “Pe. Dehon sempre dizia que deveríamos estar onde o povo está. Por isso aceitamos o convite das Irmãzinhas, pois aqui vamos acolher o povo de Deus”, assinalou.
Para a Superiora Geral da Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição, Irmã Anna Tomelin, o momento é de mudanças e de transformações para o Santuário, que acolhe neste momento novos padres, que proporcionarão uma nova vivência da fé.
Padre André, emocionado, faz discurso de posse
“Ao virmos ao Santuário, nossos pés tocam o solo também tocado pelos pés de Santa Paulina. Foi neste ambiente tranquilo, marcado por tanta beleza natural, que a jovem Amábile sentiu os apelos de Deus. Amábile, seguindo a inspiração divina, tornou-se Paulina do Coração Agonizante de Jesus e deu inicio à Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição. Uma obra para cuidar dos doentes e dos pobres. Santa Paulina viveu para tornar Jesus conhecido, amado e adorado. O Santuário existe para essa finalidade: tornar Jesus conhecido pela Palavra, amado pela acolhida prestada aos peregrinos e adorado na Sagrada Liturgia.
Nós, a Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus, no Ano da Fé, no Ano Vocacional Dehoniano, assumimos, com alegria e esperança, a missão dos cuidados do Santuário de Santa Paulina. Somos gratos aos padres jesuítas, nossos predecessores, por todo zelo para com este Santuário. Somos agradecidos as Irmãzinhas da Imaculada Conceição pela acolhida e confiança em nós depositada. João Leão Dehon, nosso fundador, por conta de sua experiência de fé e amor a Jesus, optou por ser chamado João do Coração de Jesus. Amábile escolheu para si o nome de Paulina do Coração Agonizante de Jesus. Ambos nutriram profundo Amor ao Coração do Redentor.
Nós dehonianos, filhos espirituais de Pe. Dehon, vocês Irmãzinhas da Imaculada Conceição, herdeiras espirituais de Santa Paulina, unidos, pelo Amor de Cristo, daremos continuidade, a partir deste Santuário, a expansão do Reino do Coração de Jesus. E o faremos pelo anúncio da Palavra, pela acolhida amorosa aos peregrinos e pela Celebração dos Sacramentos. Continuaremos contando com a Intercessão da Imaculada Conceição e com o testemunho de doação e fidelidade de nossos fundadores. Deus seja louvado na vida de seus santos.
Jesus Manso e Humilde de Coração, fazei o nosso coração semelhante ao vosso.”
Padre André Borges da Silva faz seu juramento junto ao Evangelho
Dom Wilson Tadeu Jönck presidiu a celebração deste domingo (20)
Padres das duas Congregações religiosas, Irmãzinhas Diretoras do Santuário, Superiora da Congregação e Superiora Provincial fazem uma foto para marcar o momento de transição, juntamente com o Arcebispo de Florianópolis, Dom Wilson Tadeu Jönck
Santuário recebeu centenas de devotos neste último domingo
Devotos de Santa Paulina, familiares e amigos dos padres do Sagrado Coração de Jesus participaram da missa de posse