Paulina: Vida Consagrada a Deus

SONY DSC

A vocação sempre pulsou nas veias de Paulina, mais que o próprio sangue. Desde menina, o chamado de Deus para servir foi aceito e presente em todos os seus passos. Atendendo aos doentes e necessitados, ela colocava seu amor a Jesus acima de qualquer coisa. Sua disponibilidade fez com que ainda muito jovem, com sua amiga Virgínia Rosa Nicolodi, fossem chamadas pelo Padre Servanzi e recebessem o tríplice mandato: catecismo às crianças, visita aos doentes e limpeza da Capela de Vígolo. Com prontidão e emprenho as duas jovens assumiram o desafio brilhantemente. Ao cuidar da cancerosa Ângela Vivine, começava ali a ser trilhado o caminho, para fundar a Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição em 12 de julho, de 1890. Catequizar preenchia os seus dias. Não somente ensinava, mas, alegrava-se com a vivência da fé, de crianças, pais, doentes e idosos.

Em um de seus escritos destacou: “A vós, Pai Eterno, me dirijo por meio do Coração de Jesus, meu caminho, minha verdade, minha vida. Com este Coração vos adoro por todos aqueles que não vos adoram. Com o espírito percorro todo o mundo para procurar almas reunidas pelo sangue precioso do meu Esposo divino. Eu as abraço todas e as apresento por meio dele e vos peço a sua conversão”.

Paulina foi declarada Santa, pelo Papa João Paulo II, no dia 19 de maio de 2002, e a perpetuação de sua vida consagrada se dá até hoje, por inúmeras Irmãzinhas da Imaculada Conceição, que como Paulina, ouviram o chamado e estão presentes em três continentes, com a missão de “tornar Jesus conhecido, amado e adorado por todos, em todo mundo. ”

Ano Vocacional nos convida a vivermos como Paulina

No dia 20 de novembro de 2022, dá-se início ao ano vocacional e, todos são convidados a contemplar a vocação, como um dom e iniciativa divina, a partir da experiência de encontro com o ressuscitado, na participação da vida comunitária e em perspectiva missionária.

A iniciativa comemora os 40 anos do primeiro ano temático dedicado à reflexão, oração e promoção das vocações no país. A proposta foi apresentada pela Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB.

Inspirado no Documento Final do Sínodo dos Bispos sobre “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional” o tema do Ano Vocacional 2023 é “Vocação: Graça e Missão” e o lema “Corações ardentes, pés a caminho” (cf. Lc 24, 32-33).

O lema “Corações ardentes, pés a caminho” (cf. Lc 24, 32-33) fala do coração e dos pés. Recorda os discípulos de Emaús. O coração que arde ao escutar a Palavra do Ressuscitado e os pés que se colocam a caminho para anunciar o encontro com o Cristo.

Paulina firme em sua vocação, sempre teve o coração ardente por sua fé inabalável e viveu sua vida caminhando ao encontro de quem dela necessitasse.