A peregrinação realizada desde 2010 percorre em 12 horas, um percurso de 30 km, entre estradas pavimentadas e de barro, no centro e nos interiores do município. Neste ano foram disponibilizadas 300 vagas e vão ser realizadas mais paradas ao longo do percurso. A peregrinação é promovida pelo Santuário Santa Paulina em parceria com Sebrae-SC e a Prefeitura Municipal de Nova Trento, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo. O tema deste ano vai ser: ‘Com Santa Paulina, caminhar e servir!’ e o lema “Vem, calça a Sandália, assume a Missão!”, ambos, inspirados na campanha da fraternidade 2015.
O percurso
A peregrinação vai ter início às 5h na Igreja Matriz de Nova Trento, com a concentração dos peregrinos e partida às 5h45 rumo ao Santuário Nossa Senhora do Bom Socorro. Os peregrinos vão caminhar até o início da estrada que dá acesso ao local, onde haverá ônibus para o deslocamento. No Santuário Nossa Senhora do Bom Socorro vai ser celebrado o envio e os peregrinos receberão uma bênção.
Uma visita a Igreja de Santa Ágata, a primeira igreja construída no município, será a próxima parada da peregrinação. Posteriormente os peregrinos passarão pelo Oratório de Santo Antonin, pela comunidade e Oratório de São Cristóvão e pelo Oratório Cristo Rei. Por volta do meio-dia os peregrinos chegarão ao bairro Trinta Réis no qual vão almoçar na Sociedade Recreativa Primavera.
Após um descanso e alongamento, o percurso vai ser retomado, passando pela Capela do Calvário, depois pelo Oratório São Roque, pela Praça Getúlio Vargas e já caminhando em direção ao Santuário Santa Paulina, passarão pelo Mirante da Cascata e pelo Capitel de São José. Já no Santuário, os peregrinos vão passar pelo Monumento Madre Paulina, Casebre e finalmente chegarão ao templo do Santuário por volta das 18h.
Durante todo o percurso haverá uma ambulância para dar suporte aos caminhantes e ônibus para portadores de necessidades especiais e idosos. Ao passar pelos bairros também vão ser realizados momentos de interação com as comunidades e com a agricultura familiar no meio rural.
Para Ir. Maria Adelina da Cunha, uma das organizadoras do evento, a peregrinação vai ser novamente um momento fervoroso de fé, oração, sacrifício e solidariedade. “Esperamos retomar a história dos colonizadores de Nova Trento, que por muitas vezes faziam estes percursos caminhando. Santa Paulina também passou por estes caminhos, que agora nós vamos percorrer”.
Serviço:
Informações: Secretaria de Turismo de Nova Trento (48) 32671354 turismo@novatrento.sc.gov.br
Treinamento e Credenciamento: 12 de junho, às 16h na Igreja Matriz São Virgílio – entrega dos kits.
Em 2014 a peregrinação reuniu mais de 400 pessoas entre participantes e equipe de organização