“Peregrinar é muito mais do que caminhar “

“Pelas estradas da vida, nunca sozinho estás. Contigo pelo caminho, Santa Maria vai. ”  Esse refrão reflete a alma de cada peregrino. E foi com ele em mente, que o padre José Napoleão e mais sete pessoas iniciaram o trajeto até o Santuário de Angelina, na madrugada da última segunda, 07/12. A peregrinação é em gratidão por seu chamado vocacional, o qual celebrará 50 anos em agosto de 2021.

Foi ao nascer de um dia nublado, com as bênçãos de pequenas gotas de água da chuva, que o grupo iniciou sua caminhada até a famosa gruta de Nossa Senhora de Lourdes, na cidade de Angelina/SC. Durante todo o trajeto, padre Napoleão espalhou 498 sementes de Nona. Você deve conhecer também como fruta do conde. “Lancei essas sementes à terra como compromisso com o criador, fazendo com que a vida aconteça através de novas sementes”, expressou o peregrino.

Ao encontrar ventos contrários e morros altos, o padre lembrava da frase de Santa Paulina: “nunca, jamais, desanimeis, embora os ventos sejam contrários”. E quando a subida era mais difícil, ele ainda cantava: “subindo, subindo, subindo para o céu eu vou”. Assim a alegria e a motivação deixavam o cansaço e a estrada dificultosa para trás.

Anjos disfarçados de pessoas foram encontrados durante os dois dias de peregrinação. Dona Ângela, deixou sua casa à disposição para o lanche do grupo. Josiane, dona da pousada onde passaram a noite. “Nosso descanso se dava a cada igreja ou casa que encontrávamos e nos acolhiam no caminho”, comentou Arcilene, uma das peregrinas, que acompanhou o Pe. Napoleão.

Ao chegar a gruta e olhar para a imagem de Nossa Senhora, o sentimento foi de gratidão. Agradecimento pelos dois dias, pelas horas percorridas, pelos lugares descansados, pelos segundos cantados e rezados. “Peregrinar é muito mais do que caminhar na estrada. Há uma mística, explosões de emoções não transcrevem o que senti. Choro, reflexão e sabedoria ao perceber o que Deus está fazendo em minha vida, são realizações de cada trajeto que faço”, conta emocionado o Reitor do Santuário.  O peregrino finaliza agradecendo ao grupo. “Obrigado, Arcilene, Adriana, Margarete, Rogério, Padre Jairson, Donizete e Tadeu, por caminharem comigo! ”.

Imagem feita pelo grupo: Padre Napoleão

Imagem feita pelo grupo: acolhida das pessoas em suas casas

Imagem feita pelo grupo: gruta de Angelina

Imagem feita pelo grupo: participantes da caminhada