A 1ª Gincana Escolar Comunitária – Natal Solidário com Santa Paulina tem por objetivo despertar a solidariedade e os valores vividos por Santa Paulina. Os alimentos arrecadados foram contabilizados seguindo uma escala de pontuação, de acordo com o regulamento da Gincana. As equipes que arrecadarem maior número de alimentos não perecíveis serão premiadas de forma especial. Os primeiros lugares de cada unidade escolar recebem um passeio nos Bondinhos Aéreos Parque Colina e um almoço no Restaurante do Santuário. Já os segundos lugares de cada escola farão um passeio no complexo do Santuário Santa Paulina, participando de um almoço festivo no Restaurante do Santuário. Todos os estudantes do 1º ao 5º ano, os padrinhos envolvidos no Projeto e as Escolas recebem um certificado de participação.
Uma equipe organizadora está responsável por montar as cestas básicas, que serão distribuídas à APAE de Nova Trento e às famílias indicadas pelas unidades escolares de cada comunidade, bem como à Ação Social da Paróquia São Virgílio (Nova Trento), que dará encaminhamento a outras famílias cadastradas. A entrega está marcada para os dias 27 e 28 de novembro.
Participação especial na Missa do 3º Domingo
Além das premiações já citadas, as equipes premiadas no Projeto Natal Solidário com Santa Paulina terão participação especial na missa das 10 horas do dia 16 de dezembro, Dia Estadual da Solidariedade, que será transmitida pela TV Século 21. No dia 8 de dezembro, o Santuário faz a abertura do Natal Luz com Santa Paulina, evento em que estão convidados todos os alunos, familiares e a comunidade.
Dia Estadual da Solidariedade
O Projeto Natal Solidário com Santa Paulina foi inspirado na Lei nº 13022, de 25 de junho de 2004, que Instituiu o dia 16 de dezembro (aniversário de nascimento de Amábile Lúcia Visintainer) como o Dia Estadual da Solidariedade em Santa Catarina. Com esta mobilização, o Santuário Santa Paulina acredita que o Dia Estadual da Solidariedade será amplamente divulgado entre as famílias e a comunidade, despertando os valores vividos por Santa Paulina e conscientizando os participantes sobre a importância da solidariedade. “Motivados com esta ideia e atuando em favor dos necessitados, os estudantes vão despertar para fazer o que Santa Paulina fez; isto os leva a viverem a História desta mulher italiana, que nos deixou o exemplo vivo de solidariedade”, evidencia a Diretora Geral do Santuário Santa Paulina, Irmã Maria Adelina da Cunha.
Programação para esta sexta-feira, 23 de novembro, no Restaurante do Santuário
10h – Apresentações artísticas dos alunos – 2º piso
11h – Entrega dos certificados e premiações – 2º piso
12h – Confraternização com almoço festivo – 1º piso
13h30min – Início das atividades relativas às premiações
16h – Encerramento de todas as atividades
Escola do bairro Pitanga fez a entrega de alimentos ao Santuário
Entrega feita pela Escola do Distrito de Agutí
Entrega feita pela Escola Pe. José da Poian, bairro Baixo Salto
Diretoras das unidades de ensino fazem a entrega de alimentos para o Santuário que, posteriormente, encaminhará às famílias em vulnerabilidade social do município. Na foto, Diretora da Escola do Trinta Réis.