Quaresma: O que é e como vivê-la?

Vamos entender um pouco sobre a Quaresma?

Durante o período de 40 dias (daí o nome Quaresma), que começa na Quarta-feira de Cinzas e termina na Quarta-feira da Semana Santa, os cristãos realizam a preparação para a Páscoa. A festa do calendário litúrgico mais importante, a qual é celebrada a passagem da morte e ressurreição de Jesus.

Mas como realizar essa preparação?

Neste tempo, cada pessoa deve realizar uma introspecção e reflexão sobre a vida que está seguindo e sobre os ensinamentos de Jesus. É um período para estarmos mais próximos de Deus, pensar em nossos atos, conversar com Ele, criar o hábito de agradecer e perdoar.  No decorrer desta passagem, é comum pessoas realizarem penitências, com objetivo do renascimento e purificação da alma.

Mais que tipos de penitências posso realizar?

Receber o Sacramento da Confissão é uma das principais penitências que a igreja recomenda. “Aqueles a quem perdoardes os pecados lhes são perdoados; e àqueles a quem os retiverdes lhes são retidos. ” (João 20:23). Além da reconciliação com Deus, a igreja recomenda outras penitências, citadas por jesus no Sermão da Montanha. “O jejum, a esmola e a oração”. (Mt 6,1-8). E você, como está se preparando nesta quaresma?