Reitor do Santuário caminha 29Km em ação de graças pelo aniversário de beatificação de Santa Paulina

No último domingo, dia 18 de outubro, o Reitor do Santuário Santa Paulina, Padre José Napoleão Lauriano dos Santos, SCJ, caminhou 29km pelo município de Nova Trento, em ação de graças pelo 29º aniversário da beatificação de Santa Paulina, também pela retomada das missas presenciais, pela harmonia e sintonia da equipe de Evangelização do Santuário, pelos doentes e por último, pelo Dia Mundial das Missões.

O trajeto durou 4 horas, 55 minutos e 31 segundos e passou por diversos oratórios e capelas, seguindo a rota dos Caminhos de Santa Paulina, realizado anualmente pelo interior da cidade. O início e encerramento foi no Santuário Santa Paulina, passou também pelo Oratório São José, Matriz São Virgílio, Santuário Nossa Senhora do Bom Socorro, Capela Santa Ágata, Capela de São Joanin e Capela São Roque.

Depoimento do Padre Napoleão

Gratidão imensa, ao infinito amor de Deus que nos presenteou nesta data, com a beatificação daquela que seria a primeira Santa do Brasil. Há uma música cujo trecho é assim: “se um dia perguntarem quem sou, não diria o meu nome, diria obrigado, por tudo e para sempre obrigado.” Desejei e fiz a peregrinação percorrendo 29 km em gratidão pelos 29 anos da beatificação de Santa Paulina.

Após celebrar na capelinha de minha casa perto das 6h sai…. Dia ensolarado, bonito. Gosto dos dias claros, cheio de luz e a presença então do astro “rei” bem cedo muito, muito me encanta. Na véspera intencionando o percurso a ser feito, 4 foram os motivos ou pilares que me sustentaram: a gratidão pela beatificação; Que nós, equipe de evangelização do Santuário, estejamos em sintonia, harmonia, serenidade, para bem acolher os peregrinos, quando de nossa retomada de missa presencial; Sendo dia Mundial das Missões, penso nos homens e mulheres de corações bonitos que partem para terras distantes para “tornar Jesus conhecido, amado, adorado”. Como oferecia Santa Teresinha o seu caminhar no claustro do Carmelo cada passo pelos missionários assim ofereci também; e, por fim, pelos doentes e são tantos que me pedem oração.

Caminhei sozinho fisicamente, mas como me senti amado por Jesus “Caminho”. Em cada oratório, em cada curva da estrada, em cada melhoria não vista devido a “pandemia”, a quem me sorriu e me disse um belo e sonoro bom dia, a quem saudei com um aceno de mão…senti Deus presente.

A palavra é pobre para descrever o que se passou no sacrário de meu coração. Como Deus é Bom. Como Deus ama a cada qual. Como Deus é de uma delicadeza ” ÍMPAR”. Assim senti Deus.

Ao retornar para o Santuário de Santa Paulina, notei muitas pessoas por aqui circulando. Era perto de 11h. Eu estava muito contente, deixei que as lágrimas brotassem, afinal, Deus foi meu sustento e companheiro.

Senti o desejo de me ajoelhar diante da “imagem de Santa Paulina acolhedora”, mas me contive, eu me ajoelhei com o coração para não chamar atenção. Assim foi este dia magnífico sustentado pelos 4 pilares mencionados. Assim senti Deus ao agradecer, ao sair do comodismo. Para ELE O MELHOR, sobretudo num dia do SENHOR. Assim senti Deus……