O Coração de Deus se fez humano e bateu no compasso dos corações das criaturas humanas, sentindo as suas aflições, seus pesares, suas angústias, seus sonhos, aspirações e esperanças. O Coração de Jesus nutriu os sentimentos mais puros, emocionou-se com o que há de mais humano entregou-se pelas causas mais elevadas e parou de bater pela salvação de todo aquele que n’Ele acredita.
A revelação de Deus aos homens e mulheres, pela vida e entrega de Jesus, é que tem atraído a humanidade, possibilitando-lhe a experiência de sentir-se salva. Apesar das ingratidões dos que negam a salvação em Jesus Cristo e desmotivam as pessoas a seguir Jesus em sua vida, o Coração de nosso Deus continua sendo fonte de vida.
Na história da espiritualidade do Coração de Jesus e na revelação feita a Margarida Maria Lacqoque, na festa de Corpus Cristhi de 1675, mostrando seu Coração divino, Jesus confiou à santa: “Eis o Coração que tanto amou os homens, que nada poupou, até se esgotar e se consumir para lhes testemunhar seu amor”.
O coração é a sede das emoções e decisões, principalmente as decisões mais essenciais da vida de uma pessoa. Teologicamente o coração é chamado de sede da alma, lugar mais profundo e misterioso do ser humano, lugar onde Deus habita.
O Coração é a sede das nossas vontades e dos desejos de bem e mal que desejamos às pessoas. Em nossas decisões, optamos pelo bem ou pelo mal. Nas decisões de Deus só o bem. O Coração de Jesus é a expressão de todo bem de Deus à humanidade, expresso nas ações de Jesus, a partir do princípio da misericórdia e da compaixão para com o povo sofrido.
O Coração de Jesus nos ensina que a reação diante de um mundo de vítimas, é o exercício da misericórdia, tendo presente um Deus que não suporta a maldade e as injustiças, especialmente com os mais empobrecidos.
O Coração de Jesus é a confirmação da presença de Deus que ama as pessoas. A contemplação e a devoção com suas práticas de piedade nos convidam à conversão e à paz. João Paulo II, no seu testamento espiritual, deixou-nos uma indicação: “Só o amor converte os corações e nos dá a paz”.
A devoção ao Coração de Jesus educa e transforma o coração do devoto, o leva à conversão e uma vez convertido, transforma o coração da humanidade. Junto ao Coração de Cristo, o coração da pessoa humana aprende a conhecer o sentido verdadeiro e único de sua vida e de seu destino, a compreender o valor de uma existência autenticamente cristã, a evitar certas perversões do coração humano e a unir o amor filial a Deus com o amor ao próximo. (João Paulo II)
Este é o Coração de nosso Deus, que pela morte de Cruz, garantiu-nos a salvação e espera pela maior pulsação de seu coração, auxiliar no bem à humanidade.
Sagrado Coração de Jesus