Santa Paulina – Deposição e humilhação

Santa Paulina viveu muitas tempestades em sua vida. É por isso que ela nos orienta com essas palavras: “Nunca, jamais desanimeis, embora venham ventos contrários! ”

Entre as várias situações de provações que ela passou, essa foi a mais difícil de sua vida:

Após seis anos em São Paulo, Santa Paulina sofreu terrível humilhação e injustiça. Uma autoridade da Igreja a destituiu de sua missão de Superiora Geral da Congregação que ela fundara dezenove anos antes. Essa missão seria até o final de sua vida.

Com tamanha injustiça e humilhação sofridas, Santa Paulina tinha todos os motivos para desistir de tudo.

Ela somente fazia o bem, portanto, inadmissível aceitar tal deposição. Além de não desistir, Santa Paulina assim se expressou, mesmo em lágrimas: “O meu desejo é que Jesus seja conhecido, amado e adorado, por todos e em todo mundo! ”

Esse fato deu-se no dia 29 de agosto de 1909, em São Paulo.

Para Bragança Paulista, interior de S. Paulo, vai Santa Paulina viver o seu exílio. À sua frente, novas e desconhecidas estradas. Mais uma vez, seu OLHAR se depara com “gente caída” sofrendo às margens de tantos “caminhos”. Mesmo com sua alma ainda muito ferida, seu coração machucado, Santa Paulina VÊ, SENTE compaixão e CUIDA com amor. E quem são esses prediletos do coração de Santa Paulina? São os enfermos da Santa Casa daquela cidade, especialmente os doentes mentais, aos quais ela cuidava, preparava alimentos, lavava suas roupas… tal qual o Bom Samaritano da parábola contada por Jesus (Lc 10,25-37). Às “margens” daqueles caminhos, seu OLHAR avistou muitas pessoas idosas, sem lar, sem família… Para essas, fundou o Lar dos Idosos, que funciona até hoje.

Nesse lugar muitas Irmãzinhas trabalharam, como também na Santa Casa. Interessante lembrar que, no Lar dos Idosos, há um painel que representa uma visita que Santa Paulina recebeu certa vez. A pessoa que a destituiu foi visitá-la e levou flores para ela. Entende-se, nesse gesto, um pedido de perdão. O peregrinar de Santa Paulina sempre foi ao encontro e ao serviço de cuidado amoroso aos “caídos” e feridos às “beiras dos caminhos’. Do jeito de Jesus.

Santa Paulina vivenciou a deposição com heroísmo, humildade, perdão incondicional e grande confiança em Deus.

Para você qual a mensagem de Santa Paulina a partir desse fato?

Faça um instante de silêncio diante dessa história e uma oração.

Que essa história de Santa Paulina fortaleça nossa fé e a necessidade de perdoar quem nos ofende.

Irmã Luzia Cândido dos Santos

Santuário Santa Paulina