Santa Paulina e as flores

As flores e os devotos de Santa Paulina

Chegou a primavera! Mas aqui no Santuário sempre é primavera! As flores estão por todos os lados. Mesmo em tempos de inverno. Elas também acolhem os peregrinos que chegam. Alegram, acalmam o coração, e encantam os olhos. Há diversas espécies e cores. Com os mais agradáveis perfumes.

Então, aqui, sempre é primavera! Em qualquer estação, chegam os peregrinos, e as flores, estão sempre prontas para acolhê-los!

As flores, no Santuário, são cultivadas com muito zelo, pelas Irmãzinhas e colaboradores. Estão aqui para serem contempladas e admiradas. Agradecemos aos devotos e visitantes que, além de apreciá-las, também demonstram seus cuidados.

Em meio a essa linda Mata Atlântica, nas montanhas que rodeiam o Santuário, também apreciamos inúmeras árvores, que nos oferecem a beleza de suas flores. Temos as encantadoras “Acácias amarelas” e as belíssimas “Manacás da Serra”. Quando floridas, causam um fascínio ímpar aos olhos que as contemplam.  As de Manacás foram plantadas pela inesquecível Ir. Ilze Mees e demais Irmãs, há uns vinte anos.

Mas o que tem a ver as flores com Santa Paulina?

Tem tudo a ver! Vamos recordar um pouco da história dela, com esses dois fatos:

Santa Paulina e o cuidado com a Capela Nossa Senhora de Lourdes

Santa Paulina, durante sua adolescência e juventude, cuidava da igreja Nossa Senhora de Lourdes, aqui em Vígolo. Podemos imaginar, quantas vezes ela andou por essas colinas e vale, à procura de flores silvestres para enfeitar a capela. Assim, demonstrava seu amor a Deus e às pessoas que frequentavam essa igreja. Tinha a companhia e ajuda da amiga Virgínia.

Em São Paulo, cega e com o braço amputado

Santa Paulina, em S. Paulo, já quase no final de sua vida ficou totalmente cega e também teve o braço direito amputado. Mesmo assim, confeccionava flores para a capela da Casa Geral. Na sua história, assim foi escrito: “Mesmo sem o braço direito, usava os lábios e os dentes para segurar o arame de fazer correntinhas para os terços e as flores.”

Estimada irmã, estimado irmão, como podemos perceber, o vínculo com flores sempre foi constante na vida de Santa Paulina.

Flores para Santa Paulina

Aqui no Santuário ela não fica sem flores! Suas imagens e relíquias estão sempre rodeadas das mais lindas flores! São trazidas pelos seus devotos, como gestos de carinho, devoção, veneração, súplicas e agradecimentos.

Santa Paulina recebe, também, plantas que contribuem para a beleza desse espaço, que é Dela.

Um senhor, muito devoto, sempre traz lindos vasos de samambaias para ornamentar o Santuário. É o senhor Agildo, de Bombinhas, SC. Ele demonstra o grande carinho que tem para com Santa Paulina, nestas palavras: “Eu gosto muito de plantas. O motivo de eu trazer vasos de samambaias, é porque aqui eu me sinto em casa. Eu tenho muitas histórias bonitas de Santa Paulina! Uma delas, é que eu conheci uma pessoa, que para mim, também é santa: é a Irmã Gertrudes Cadorin. Então, cada vez que venho ao Santuário, eu trago um vaso de samambaia, que eu mesmo planto. Sinto uma alegria muito grande em fazer esse gesto. Muito obrigada senhor Agildo e a sua esposa, dona Dionice! (A Ir. Gertrudes Cadorin que ele cita, trabalhou aqui, durante 23 anos. Acompanhou toda construção do Santuário e acolhia e escutava os peregrinos com muito carinho. Faleceu em abril desse ano)

Um outro casal, a Fátima e Marcelo, de Arapongas/Paraná, doaram mudas de Cerejeiras, as quais foram plantadas ao lado da escadaria, e já estão florindo.  Segue o lindo depoimento: “Sentimos que, quando as flores das cerejeiras estiverem caindo sobre as escadarias do Santuário, serão como as lágrimas e as alegrias de Santa Paulina, derramando suas bênçãos e abraçando os peregrinos que a ela têm devoção. As cerejeiras, estão como Santa Paulina, de braços abertos, para abraçar e confortar a todos que Dela se aproximam. Que assim seja, amém!” Nosso agradecimento também a esse querido casal!

Todos esses gestos são gentilezas que Santa Paulina recebe de seus devotos. O Santuário agradece aos que realizam essas atitudes de generosidade. De Santa Paulina, também recebemos flores. As flores da bondade, da ternura, do consolo para as dores, e flores de muitas graças e Bênçãos!

Certa vez, veio uma devota e falou que até as flores que cultiva, na casa onde mora, são para Santa Paulina. É a Sueli Spíndola, de Blumenau/SC. Assim, ela se expressou: “As flores da minha casa eu as planto para Madre Paulina! E ela sabe disso! Tanto sabe, que as flores se desenvolvem maravilhosamente bem! Quando planto uma flor, eu falo: Madre, essa casa é sua, e não minha. Então, essas flores, eu planto para você! E quando eu me aproximo de minhas flores, o meu sentimento é o de estar ao lado de Madre Paulina. No perfume que vem das flores, recebo as graças de Madre Paulina! Então, eu quero dizer a VOCÊ, que tem um cantinho, plante flores! E Santa Paulina vai agradecer!” (Sueli A. Spíndola – Blumenau/SC). Muito obrigada, Sueli pelas sua mensagem e testemunho!

As flores nos aproximam de Deus. E trazem ensinamentos importantes para nossa vida.

Quais flores quero cultivar em meus sentimentos e pensamentos? Quais flores quero, também, oferecer a quem se aproxima de mim?

Estimada irmã, estimado irmão, peçamos a Santa Paulina que nos ensine a oferecer as flores da bondade, da alegria, e principalmente, as flores do perdão. O perfume sempre retornará a nós. Em meio aos espinhos da vida, cultivemos flores! Cuidemos da criação!

Feliz primavera para VOCÊ! Feliz primavera para todos nós!

“Faz escuro, mas eu canto, porque o amanhã vai chegar!”

(Thiago de Melo, poeta Amazonense)

Irmã Luzia Cândido dos Santos – CIIC

Santuário Santa Paulina – Nova Trento/SC