Acesse o Portal CIIC

Santuário realiza palestra de conscientização contra o Câncer de Mama

Na tarde da última sexta, dia 18/10, o Santuário Santa Paulina realizou uma palestra de conscientização contra o câncer de mama, no hotel do Santuário. A apresentação foi realizada pela Rede Feminina de Combate ao Câncer de São João Batista (RFCCSJB). Desde a década de 1990, o mês de outubro é dedicado a conscientização do câncer de mama. A cada ano, a campanha se torna um momento para falar do assunto e incentivar o diagnóstico precoce.

O Workshop iniciou com uma motivação e auto avaliação de amor. Será que cuidamos da imagem e semelhança de Deus?  Será que nos amamos? Perguntou a presidente da Rede Feminina, Maria Círia Zunino. Em seguida, a enfermeira, Indiamara Sousa deu algumas dicas de prevenção e autoexame. “O princípio de tudo é a mulher se conhecer, se houver alguma alteração em sua mama, ela vai saber que aquilo não está normal”, orientou Indiamara.

 

A enfermeira também destacou os três pilares estratégicos de controle da doença: prevenção primária, diagnóstico precoce e mamografia, reforçados pelo Ministério da Saúde e Instituto Nacional de Câncer (INCA) na campanha deste ano. E para encerrar a tarde feminina o Sicredi de Nova Trento, representados por Graciela Schimitt e Anderson Sousa, ofereceu um café de confraternização para as colaboradoras do Santuário.

Segundo o INCA, são estimados 59.700 casos novos de câncer de mama em 2019.  Diante deste cenário, é importante que as informações sobre riscos e possíveis benefícios dos exames de rotina sejam amplamente divulgadas. Procure o pronto atendimento da sua cidade e previna-se!