Santuário Santa Paulina e a Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição participaram da 18ª edição da Expocatólica, realizada entre os dias 3 e 6 de julho de 2025, no Centro de Eventos Pro Magno, em São Paulo (SP). Considerada a maior feira de produtos e serviços ligados à Igreja Católica da América Latina, a Expocatólica reuniu congregações, instituições religiosas, agentes de pastoral, editoras, operadoras de turismo e fiéis de todo o país.
Durante o evento, que recebeu mais de 60 mil visitantes, o Santuário e a Congregação estiveram presentes no estande institucional do Estado de Santa Catarina, que reuniu representantes do turismo religioso catarinense com o objetivo de promover os principais destinos de fé do estado. O espaço tornou-se ponto de encontro para devotos, peregrinos e profissionais interessados em conhecer mais sobre a vida, a missão e a espiritualidade da primeira santa do Brasil.
Um dos momentos mais significativos da participação foi o lançamento oficial do material: Uma Jornada de Fé com Santa Paulina, onde foram apresentados três roteiros de visitação pelos caminhos que a primeira Santa do Brasil percorreu. O objetivo é de conectar os lugares que marcaram sua trajetória com experiências de fé, cultura e devoção.
Os roteiros apresentados foram:
• Santa Paulina em Santa Catarina “Um santuário de graças” – com destaque a visita ao Santuário, cenário vivo, casa mãe da congregação.
• Santa Paulina em São Paulo “O lugar onde ela viveu e morreu” – com destaque para a Capela Sagrada Família e Santa Paulina, no bairro do Ipiranga, e visitação ao Memorial Santa Paulina onde estão seus restos mortais.
• Santa Paulina na Itália “Suas origens em Vigolo Vattaro” – peregrinação internacional até Vígolo Vattaro, vila natal da santa, com visita a casa onde ela nasceu e missa na igreja onde foi batizada.
A iniciativa reforça o compromisso da Congregação e do Santuário com a promoção de um turismo religioso evangelizador, que aproxima os fiéis da vida e dos ensinamentos de Santa Paulina por meio de vivências concretas e itinerários de espiritualidade. Ao participar da Expocatólica, o Santuário Santa Paulina reafirma sua missão de “tornar Santa Paulina conhecida e amada”, fortalecendo parcerias com agentes de peregrinação, instituições católicas e profissionais

