Próximo às 11h, o fluxo de fiéis em torno do templo aumentou e a primeira celebração do dia contou com a participação de centenas de pessoas. Celebrada solenemente, a missa das 11h foi seguida de uma procissão animada com cantos e orações, que desceu pelas escadarias do templo e foi em direção a Capela Nossa Senhora de Lourdes, onde a celebração foi encerrada com a bênção do Santíssimo. No período da tarde a solenidade foi realizada às 15h, seguida de procissão em torno do templo.
Fiéis de várias cidades, estados e até de outros países participaram da solenidade da manhã. Foi o caso de Marina Filatova, nascida na Ucrânia e residente na Alemanha, que pela primeira vez no Brasil, veio com uma amiga neotrentina participar da solenidade no Santuário. Pertencente à Igreja Ortodoxa Russa, Marina nunca tinha visto uma procissão de Corpus Christi e estava visivelmente maravilhada com os tapetes e com a passagem da procissão. “Gostei muito do evento e de como as pessoas se unem e usam a criatividade para expressar a religiosidade todos os anos”, destacou Marina.
Vindo da cidade de Curitiba-PR com a sua família, o jovem Vinícius Taruhe, de 12 anos, destaca os motivos pelos quais vieram pela quinta vez ao Santuário, “escolhemos vir hoje, no dia de Corpus Christi para recebermos a bênção do Santíssimo e também para agradecer a Santa Paulina pela cura do meu pai que teve câncer por duas vezes”; sobre participar da missa e da procissão Taruhe destacou, “foi muito legal e muito bonita”.
O dia de Corpus Christi foi instituído pelo Papa Urbano IV no dia 8 de setembro de 1264 e até hoje a festa é celebrada em várias partes do mundo. A tradicional procissão lembra a caminhada do povo de Deus em busca da terra prometida, e a festa, tem por objetivo celebrar o Mistério da Eucaristia, sempre na quinta-feira seguinte ao domingo dedicado a Santíssima Trindade.
Procissão realizada no Santuário reuniu centenas de fiéis
Bênção com o Santíssimo encerrou a programação da manhã