O Santuário Santa Paulina recebeu na noite da última quarta-feira, dia 12 de dezembro, a tradição da Solenidade de Santa Luzia trazida pelos imigrantes tiroleses, no final do século XIX. A tradição consiste na interpretação de Santa Luzia de carroça, distribuindo doces de Natal em troca de capim para seu cavalinho. O objetivo da tradição é relembrar a história e vida da Santa.
A interpretação de Santa Luzia foi realizada Ana Henriqueta Wisenteiner Marchi, familiar da quinta geração de Santa Paulina. Com alegria e emoção, vários moradores relembraram o passado e deixaram o capim para o cavalinho, o que deixa esta tradição acesa no coração das crianças e adultos.
Ao chegar no complexo do Santuário, a diretora do Santuário, Irmã Anna Tomelin e demais Irmãzinhas acolheram os participantes na Capela Nossa Senhora de Lourdes, onde foi realizado um momento orante. “A festa de Santa Luzia, nos fez recordar a alegria vivida no tempo de criança. Esperávamos esta noite para receber as bolachinhas enfeitadas! Parabéns à família da Suzana por resgatar esta tradição da cultura italiana e trazer à memória a espiritualidade, em preparação ao Natal”, afirma a diretora.
Os moradores de Nova Trento organizaram todo o trajeto e interpretação. Entre os organizadores estão Suzana Bonecher Masera e seu filho Emílio G. Bonecher Masera. A atividade contou com a participação de diversas famílias da comunidade, incluindo as famílias Minatti, Marchi, Masera, Bonecher e Wisenteiner, parentes de Santa Paulina.